Port Authority aumenta a taxa de passagem em pontes e túneis entre Nova Iorque e NJ

Entra em vigor já neste domingo, dia 7 de Janeiro, pelas 12:01AM, a subida de preços em portagens de acesso a túneis e pontes que ligam os estados de Nova Iorque e New Jersey.

Condutores que utilizam diariamente as pontes de Bayonne, Goethals, George Washighton ou a Outerbrige, ou os túneis Holland e Lincoln, vão ser cobrados de 63 cêntimos adicionais.

Todas as portagens são agora ‘cashless’, não aceitando mais pagamentos com dinheiro vivo.

Para utilizadores do E-ZPass, durante horas de ponta, o custo de passagem irá passar dos $14.75 para os $15.38, marcando uma subida de 4.3%. O Port Authority aponta como horas de ponta os seguintes intervalos:

  • das 6AM às 10AM;
  • das 4 PM às 8 PM, em dias da semana;
  • das 11 AM às 9 PM, aos fins de semana.

Foram destes horários, os preços subirão de $12.75 para $13.38 (uma subida de 4.9%). Condutores sem um E-ZPass de Nova Iorque ou New Jersey vão continuar a pagar o valor mais alto estipulado, que passará a ser $17.63, em vez dos antigos $17.

No caso de camiões, em períodos da noite, as horas de ponta estão apontadas para entre as 10PM e as 6AM, de domingo a quinta-feira.

Esta subida de preços procede a apresentação da implementação das ‘taxas de congestionamento’, que visão tentar reduzir o tráfego excessivo em Midtown e Lower Manhattan e os seus efeitos poluentes, aplicando uma segunda taxa aos condutores (correspondente a $15) logo que estes saem dos túneis Holland e Lincoln.

Os fundos arrecadados reverterão para projectos do MTA.

Este plano está actualmente sobre revisão do estado já que se depara com desafios legais levantados pelos políticos de New Jersey, mas está previsto começar a ser aplicado o mais tardar, no mês de Junho.

A subida de taxas também será aplicada ao ‘Air-Train’, com uma subida de 25 cêntimos apontada para o mês de Março (chegando aos $8.50), nos aeroportos John F. Kennedy e de Newark.

A circulação dentro destes aeroportos, entre parques de estacionamento e terminais, continua a ser, no entanto, gratuita.

É relembrado que estas taxas aplicadas pelo Port Authority em túneis e pontes de ligação, apenas dizem respeito a condutores que entram no estado de Nova Iorque, não existindo taxa atribuída aos que voltam depois novamente para New Jersey.