PORTUGAL, 1 — REPÚBLICA DA IRLANDA, 0: Rúben Neves quebrou resistência nos descontos

Rúben Neves quebrou, sábado, nos descontos a ‘resistência’ irlandesa e deu novo triunfo (1-0) a Portugal na caminho para o Mundial2026 de futebol, na terceira jornada do Grupo F, passaporte esse que pode já ficar assegurado na terça-feira.

No Estádio José Alvalade, em Lisboa, já depois de Cristiano Ronaldo ter falhado uma grande penalidade e quando o nulo parecia quase definido, Neves, que herdou a camisola ‘21’ de Diogo Jota, falecido em Julho, marcou de cabeça, aos 90+1 minutos, aproveitando um centro de Francisco Trincão.

Depois de triunfos na Arménia (5-0) e na Hungria (3-2), Portugal volta a vencer no Grupo F, somando agora nove pontos na liderança, e pode mesmo festejar o apuramento caso vença a Hungria, também em Alvalade, e a Arménia não consiga triunfar na Irlanda.

O golo de Rúben Neves, num dos poucos erros defensivos do adversário, acabou por disfarçar uma exibição pouco inspirada da equipa de Roberto Martínez, que apanhou pela frente uma ultra defensiva Irlanda, que se fechou sempre com os 11 jogadores à volta da sua grande área e que só fez um remate em toda a partida.

Antes do golo de Neves, que foi titular no lugar do lesionado João Neves, assim como Diogo Dalot com João Cancelo, igualmente com problemas físicos, o antídoto para quebrar a ‘muralha’ irlandesa parecia ter sido encontrado aos 75 minutos, mas Cristiano Ronaldo falhou uma grande penalidade, adiando novo recorde, desta vez de melhor marcador de sempre das fases de qualificação para campeonatos do mundo.

O golo da vitória portuguesa sobre a Irlanda só aconteceu nos descontos, tal como já tinha acontecido em 2021, no Algarve, no apuramento para o Mundial2022, na altura com Cristiano Ronaldo a ‘bisar’ na vitória por 2-1.