PORTUGAL. Ex-secretário de Estado José Cesário vai presidir à Comissão de Negócios Estrangeiros

• Agência LUSA

O PSD indicou o ex-secretário de Estado José Cesário para presidir à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e o deputado Almiro Moreira para a da Reforma do Estado, mantendo-se Paula Cardoso à frente da de Assuntos Constitucionais.

O PSD, o maior grupo parlamentar da Assembleia da República, tem direito a sete presidências de Comissões, incluindo à primeira, Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias.

De acordo com fonte da direcção do grupo parlamentar do PSD, o deputado Miguel Santos, que na anterior legislatura presidia à Comissão de Economia, será o presidente da Comissão de Infra-estruturas, Mobilidade e Habitação.

O deputado e secretário-geral do PSD Paulo Cavaleiro vai presidir à Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto (cuja presidência pertencia ao PS na XVI legislatura), Maurício Marques à de Agricultura e Pescas e Hugo Oliveira à de Ambiente e Energia, que tinha na presidência na anterior legislatura o social-democrata Salvador Malheiro, que assumiu o cargo de secretário de Estado das Pescas e do Mar no XXV Governo Constitucional.

Já José Cesário regressou ao parlamento depois de ter sido secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no primeiro executivo PSD/CDS-PP liderado por Luís Montenegro, cargo ocupado no actual Governo por Emídio Sousa, e irá assumir a presidência da Comissão de Negócios Estrangeiros, exercida na anterior legislatura pelo socialista Sérgio Sousa Pinto, que deixou o parlamento.

O Chega vai assumir as presidências de quatro comissões parlamentares.