PORTUGUÊS ASSUME DIA 1 DE MARÇO COMANDO DO 2.º MAIOR SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO DOS ESTADOS UNIDOS

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O educador português Alberto Carvalho, de 57 anos, assume dia 1 de Março os comandos do 2.º maior sistema escolar publico de ensino dos Estados Unidos, o Distrito Unificado Escolar de Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia – com mais de 600 mil alunos. De acordo com aquele organismo, Carvalho vai auferir um salário de 440 mil dólares por ano – 90 mil a mais que o seu sucessor.

Reconhecido nacionalmente como um dos líderes de topo na área do ensino a nível urbano, Alberto Carvalho ocupa ainda funções semelhantes em Miami, na Flórida – o 4.º maior distrito escolar do país. O seu contrato com o Distrito Unificado Escolar de Los Angeles vai até 28 de Fevereiro de 2026.

Alberto Carvalho: de infância pobre no Birro Alto a sem-abrigo pelas ruas de Nova Iorque, a uma das maiores autoridades m ensino público nos Estados Unidos

Carvalho, que nasceu no Bairro Alto, em Lisboa, em 1964, passou por uma carreira meteórica no campo do ensino – tendo começado como professor de ciências em Miami, subindo depois a vice-director de uma escola, depois porta-voz do distrito escolar do condado de Miami-Dade, e, finalmente, superintendente, o cargo máximo de chefia.

“Comprometo-me com esta comunidade a trabalhar todos os dias de uma forma determinada que eleve a dignidade e a humanidade de todas as crianças”, afirmou Alberto Carvalho, ao aceitar a posição. “E eu sei, posso assegurar-vos, que, juntos, vamos realizar grandes coisas.”

À frente do distrito escolar de Miami, Alberto Carvalho conseguiu elevar os seus índices de aproveitamento, transformando-o num dos sistemas urbanos do país com melhores resultados. Em 2014, o português foi mesmo nomeado ‘Superintendente Nacional do Ano’ e, quatro anos depois, ‘Superintendente Urbano Nacional do Ano’.

Com a ex-primeira-dama Michelle Obama em Miami, FL

Em Agosto dest ano, Alberto Carvalho fez manchetes nacionais ao recusar-se a seguir as directrizes do governador do estado da Flórida, Ron DeSantis, de banir o uso de máscaras nas escolas, por considerar a medida perigosa e irresponsável.

A história de vida de Alberto Carvalho tem contornos quase cinematográficos. Um de 6 irmãos numa família pobre do Bairro alto, tinha 17 anos quando, após o ensino secundário, veio à aventura para a América, aterrando no Aeroporto Internacional JFK, em Nova Iorque; lavou pratos em restaurantes de Manhattan e trabalhou na construção civil. Diz ter dormindo na rua, debaixo de pontes, durante mês e meio. Sem falar uma palavra de inglês…

Com a ajuda de um professor, entrou para um colégio no condado de Broward, na Flórida, e posteriormente para a Barry University, onde se formou em Biologia, corria já o ano de 1990. Planeava já uma carreira em Medicina quando aceitou dar aulas de Físico-Química no ‘Jackson Senior High School’. E o resto é história…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *