PORTUGUÊS EDDIE BRANQUINHO NOMEADO VICE-MAYOR NA CIDADE DE PALM COAST, FL

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Eddie Branquinho, o primeiro imigrante nascido em Portugal de que haja registo eleito vereador no estado norte-americano da Flórida, voltou a fazer história no passado dia 17 deste mês – ao ser nomeado vice-presidente da câmara na cidade de Palm Coast, Flórida. A nomeação, apresentada pelo vereador Nick Klofas, foi aprovada por unanimidade na reunião do Conselho Municipal de 17 de Novembro, decorrida no edifício da câmara.

Branquinho foi eleito vereador pelo Bairro 4 da cidade de Palm Coast em 2018 e está a cumprir o eu primeiro mandato, que irá até 2022.

“Para além da honra que representa pessoalmente para mim, é uma responsabilidade acrescida ao meu cargo de vereador”, diz Eddie Branquinho, em declarações prestadas ao jornal LUSO-AMERICANO. “É sempre importante ter em conta que, apesar de representar todos os moradores da cidade, sou, no fundo, a imagem da comunidade portuguesa, que não posso deixar mal vista”.

Como vice-mayor, o português passará a representar a presidente da câmara Milissa Holland sempre que a autarca não puder desempenhar as suas funções.

Irá Eddie Branquinho concorrer no futuro a ‘mayor’, indagámos? “A minha carreira política, por variadas razões, deverá terminar dentro de dois anos, mas não quero dizer que dessa água não beberei”, responde. “Se, na altura certo, determinar que os concorrentes ao cargo não reúnem as qualidade que julgo necessárias para o desempenhar, é possível que avance com uma candidatura. Até lá, a minha responsabilidade é fazer o trabalho para o qual fui eleito”.

Eddie Branquinho nasceu em Beja, Alentejo, há 64 anos e reformou-se como sargento detective da Polícia de Newark, em New Jersey; enquanto morador no ‘Estado Jardim’, foi igualmente eleito para o Comité escolar na cidade de Elizabeth. Após a reforma, em Agosto de 2010 mudou-se para a Flórida, radicando-se em Palm Coast.