PRESIDENTE BIDEN NOMEIA NETO DE EMIGRANTE PORTUGUÊS DE SEIA PARA ALTO CARGO JUDICIAL

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

A administração de Joe Biden avançou ontem, terça-feira, com a nomeação do advogado luso-americano Zachary Anthony Cunha para o cargo de Procurador Federal de Justiça no estado de Rhode Island. A nomeação foi recomendada à Casa Branca pelos dois senadores federais daquele estado norte-americano, Jack Reed e Sheldon Whitehouse.

Cunha, que nasceu na região nova-iorquina de Long Island – apesar de também ter elos de ligação profundos à comunidade portuguesa de Hartford, em Connecticut, dirige actualmente a divisão civil da Procuradoria Federal de Justiça em Providence.

Procurador de justiça desde 2005, Cunha juntou-se à Procuradoria Federal no ‘Estado Oceano’ em 2014, tendo sido promovido à actual posição de chefe quatro anos depois; a ser aprovada a sua nomeação para o mandato inicial de 4 anos, que carece de passagem pelo comité de justiça no senado, Cunha tornar-se-á na mais alta entidade federal de justiça no estado de Rhode Island.

“Zachary Cunha é um procurador experiente com uma folha de serviços exemplar junto da Procuradoria Federal de Justiça”, notam os senadores Reed e Whitehouse, na recomendação dada à nomeação do luso-americano. “Trata-se de um excelente candidato a assumir este novo papel e tem relações sólidas com as comunidades policiais, legais e locais. Estamos confiantes que o Sr. Cunha será um procurador excepcional que cumprirá fielmente a lei e servirá e protegerá os habitantes de Rhode Island.”

Como Procurador Federal de Justiça, Zachary A. Cunha terá como responsabilidade a chefia da entidade por quem passam todos os casos federais de justiça em Rhode Island.

O Tribunal Federal em Providence, a capital do estado de Rhode Island

O cargo já foi ocupado por outro luso-descendente, Peter Neronha, de 2009 a 2017 – hoje Procurador-Geral do estado de Rhode Island.

O luso-descendente começou carreira junto do Departamento de Justiça dos Estados Unidos em Nova Iorque, mais precisamente no poderoso ‘Eastern District of New York’ – onde de 2005 a 2008 foi procurador-assistente de justiça. Antes disso, fora conselheiro jurídico para a cidade de Nova Iorque, tendo ainda passado pela Procuradoria do estado de Massachusetts em Boston, MA, onde esteve 5 anos.

Zachary A. Cunha tirou uma licenciatura em artes pela Brown University, em 1998, e formar-se-ia posteriormente em Direito pela George Washington University Law School (2001).

O pai de Zachary, Burke A. Cunha, é precisamente um dos dois filhos de António Cunha; tornar-se-ia médico virologista em Long Island, tendo mesmo chefiado o departamento de doenças infecto-contagiosas do Winthrop-University Hospital, em Mineola, NY, vivendo ainda em Garden City, NY

🌐AS ORIGENS PORTUGUESAS

A costela portuguesa do nomeado a Procurador Federal de Justiça pelo presidente norte-americano provém do avó paterno, António Cunha, que faleceu em 2004 aos 90 anos em West Hartford, onde residia, e e quem herdou o segundo nome próprio (Anthony). A avó paterna, Filomena Santos Cunha, também era portuguesa. António Cunha era natural de Furtado-Seia, uma cidade portuguesa do distrito da Guarda, na província da Beira alta.

Emigrou com os pais aos 7 anos de idade, tendo crescido no primeiro enclave português da cidade de Hartford – na Broad Street. Viria a trabalhar em fábricas como a Royal Typewriter Company e a Pratt & Whitney; depois da 2.ª Guerra Mundial, tornou-se proprietário da ‘Modern Craft Engravers’, em West Hartford, que teve durante mais de 40 anos.

O emigrante, que tinha dentro de si um profundo orgulho em ser português, envolveu em quase todas as organizações lusas na Grande Hartford, da Portuguese Scholarship Foundation ao Clube Português, passando pela igreja Nossa Senhora de Fátima; foi mesmo um dos fundadores do ‘Forever Young Club’, criado para perpetuar a memória do grupo pioneiro de emigrantes vindos de Portugal que na década de 1920 ali se fixou.

O pai de Zachary, Burke A. Cunha, é precisamente um dos dois filhos de António Cunha; tornar-se-ia médico virologista em Long Island, tendo mesmo chefiado o departamento de doenças infecto-contagiosas do Winthrop-University Hospital, em Mineola, NY, vivendo ainda em Garden City, NY.

O luso-descendente começou carreira junto do Departamento de Justiça dos Estados Unidos em Nova Iorque, mais precisamente no poderoso ‘Eastern District of New York’ – onde de 2005 a 2008 foi procurador-assistente de justiça. Antes disso, fora conselheiro jurídico para a cidade de Nova Iorque, tendo ainda passado pela Procuradoria do estado de Massachusetts em Boston, MA, onde esteve 5 anos

Zachary casou-se aos 30 anos numa cerimónia decorrida no Jardim Botânico de Nova Iorque.

O cargo para o qual foi indicado é ocupado interinamente por Richard B. Myrus, depois de, em Fevereiro último, ter ficado vago.