PRESIDENTE DA REPÚBLICA: ‘Existe um clima de tranquilidade na economia’

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou domingo que a actividade económica portuguesa “anda por si” e que existe um clima de tranquilidade na economia, independentemente da crise política que resultou em eleições legislativas antecipadas.

“Encontrei sempre um espírito muito sereno e optimista, quer dizer que a actividade económica anda por si independentemente daquilo que são os fenómenos naturais em democracia”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa à CNN Portugal, no segundo dia em que visitou a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). 

O Presidente da República afirmou que, quando caiu o Governo de António Costa, houve “cinco meses durante os quais houve um debate mais intenso na sociedade portuguesa, e depois até mudanças” no panorama político, “e tudo se passou sem tocar nas classificações das agências de ‘rating’ financeiras internacionais, tudo se passou sem perturbar a actividade económica que vinha forte do final de 2023, continuou forte em 2024, chegou forte ao último trimestre de 2024, e no primeiro trimestre de 2025 está for-te”.

“Como exportamos muito – estamos a exportar muito, […] além da exportação de bens, temos exportações de turismo, que estão ou estáveis ou em alguns períodos até a subir, aqui e ali – quer dizer que isso aguenta uma tranquilidade no país em termos económicos. Se somarmos a isso os fundos europeus, temos um somatório – e fundos europeus que ainda têm dois anos para durar, pelo menos, depois há os fundos do Portugal 2030 – que dá às pessoas e à economia essa tranquilidade, independentemente daquilo que é o debate que exista dentro da nossa democracia”, defendeu.

Quando ao sector do turismo em concreto, disse que “a sensação” que tem “é francamente positiva” actualmente e também quanto aos próximos meses.

“Saio daqui com a convicção de que se as nossas exportações continuarem a afirmar-se como se afirmaram ao longo dos últimos anos” o turismo, que “é uma forma de exportação importantíssima também, essa está muito bem”.