Presidente Marcelo, na Califórnia, entre populares, políticos, celebridades e líderes das comunidades

Por ARNALDO BATISTA LUSO-AMERICANO Artesia, CA

Este passado fim-de- semana o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou as comunidades lusas no sul da Califórnia, começando no bairro de Point Loma, em San Diego, pela manhã. Várias horas mais tarde, viajou para Los Angeles, onde centenas de portugueses o esperavam na cidade de Artesia.

Acompanhando o Presidente Rebelo de Sousa, o secretário de Estado das comunidades portuguesas, Paulo Cafôfo, o embaixador de Portugal em Washington, DC, Francisco Duarte Lopes, cônsul-geral de Portugal em São Francisco e vários membros da assembleia portuguesa.

O Presidente do salão D.E.S., Steve Miranda, deu as boas-vindas ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e acrescentou: “Estamos aqui para festejar com muito orgulho a nossa cultura portuguesa e receber vossa excelência e também estamos a celebrar os cinquenta anos da existência da nossa filarmónica e a festa dos Santos Populares”.

Jimmy Eanes, antigo presidente deste salão e segunda geração portuguesa, também falou, explicando ao Presidente que os filhos de emigrantes como ele e os filhos dele, querem falar a língua de Camões como se tem feito há quase 100 anos. Acrescentou: “com quase 100 de existência, a sociedade do Divino Espírito Santo de Artesia, continua a ser um exemplo na comunidade como baluarte da cultura lusa”.

“É o Portugal político que está em Artesia, está com esta comunidade, está com os portugueses que vivem na Califórnia”, foi o início do discurso do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que agradeceu ao governo local. O resto do discurso foi mudado logo para inglês.

Conhecendo os imigrantes, porque a sua própria família vive no estrangeiro e o seu neto quer frequentar a Universidade de Berkeley e, quando o seu mandato terminar, gostaria de vir para Califórnia leccionar. Disse ainda: “Sois um belo exemplo, tão longe de Portugal, sois Portugal, como disse Jimmy Eanes, nós queremos ser portugueses aqui. Queremos que sois americanos nos Estados Unidos da América também, mas nunca vos esqueceis que sois portugueses. E estamos muito orgulhosos de vós.” Presente também, esteve a selecção de Portugal de surfing, que se encontrava em competição em Huntington Beach. Como também outros dignitários locais e fora da área, como presidente da câmara de Wickenburg, em Arizona, Rui Pereira e a sua esposa Kathy.

Ao escurecer, a comunidade de Artesia abrilhantou a noite com as marchas dos Santos Populares ao estilo da Terceira e em seguida houve baile no recinto do salão. De Artesia, o Presidente da República Portuguesa continuou a sua visita para San José, antes de regressar a Portugal.