Presidente vestiu camisola dos “Giants” em noite portuguesa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vestiu na esta semana a camisola dos Giants, equipa de beisebol de São Francisco, e fez o lançamento inaugural, numa noite de homenagem a Portugal. A presença de Marcelo Rebelo de Sousa como convidado de honra dos San Francisco Giants foi anunciada através dos alto-falantes do estádio Oracle Park cerca de meia hora antes do início do jogo contra os Colorado Rockies.

“Nem quero pensar na aventura que é atirar uma bola”, disse o chefe de Estado aos jornalistas, quando se preparava para entrar em campo para o chamado “first pitch”.

Com o seu nome, Marcelo, e o número 73, a sua idade, nas costas da camisola, o Presidente da República lançou a bola para as mãos do japonês Taira Uematsu, um dos treinadores dos Giants.

“Ficou muito bem na fotografia”, comentou o embaixador de Portugal nos Estados Unidos, Francisco Duarte Lopes, quando Marcelo Rebelo de Sousa abandonou o campo depois deste momento simbólico.

Pelo oitavo ano consecutivo, os Giants dedicaram um dos seus jogos em casa à celebração de Portugal, em parceria com organizações portuguesas da Califórnia, que é o estado norte-americano com maior número de emigrantes portugueses e luso-descendentes: mais de 300 mil segundo dados dos censos oficiais.

Os bilhetes para o jogo de beisebol entre os Giants e os Rockies incluíam uma ‘t-shirt’ alusiva a esta celebração. No Oracle Park estava hasteada a bandeira portuguesa, ao lado da norte-americana, e uma das mascotes da noite era um enorme Galo de Barcelos.

Antes do jogo, o Presidente da República conversou brevemente com Brandon Crawford, jogador dos Giants, com origens madeirenses, um dos mais aplaudidos no estádio, e saudou alguns adeptos nas bancadas.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou “espectacular” ver a bandeira portuguesa erguida “no estádio de um dos maio- res clubes da América e que tem centenas de milhares de adeptos” e ter ainda “ranchos folclóricos portugueses a dançar e, sobretudo, líderes do clube que são portugueses”.

Jorge Costa, vice-presidente do Oracle Park, natural da Madeira, que trabalha no beisebol há 34 anos, recebeu o chefe de Estado e comitiva nesta visita “muito especial”.

“Isto tudo é emocionante para mim. É um dia muito especial para mim, para a minha família e toda a gente que trabalha aqui no estádio e para a comunidade portuguesa”, declarou Jorge Costa à comunicação social.

No decurso do jogo, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, que não ficou até ao fim da noite para ver a vitória dos Giants, foi novamente anunciada no estádio e o Presidente da República levantou-se para agradecer os aplausos, com a sua imagem em destaque nos ecrãs gigantes.

O chefe de Estado deslocou-se à Califórnia para contactar com as comunidades emigrantes e luso-descendentes, cumprindo uma promessa de 2018, numa visita que começou em San Diego e terminou na Área da Baía de São Francisco.