RALI DO JAPÃO: Thierry Neuville vence e estraga festa da Toyota
O piloto belga Thierry Neuville (Hyundai i20) venceu, domingo, o Rali do Japão, prova de encerramento do Campeonato do Mundo, e estragou a festa caseira da Toyota, que já tinha conquistado os títulos de pilotos e de construtores.
Neuville concluiu a prova nipónica com o tempo de 2:43.52,3 horas, deixando o seu companheiro de equipa, o estónio Ott Tänak (Hyundai i20), na segunda posição, a 1.11,1 minutos, com o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) a subir ao pódio ao fechar do pano, a 2.11,3 minutos.
“É incrível. Não foi um fim de semana fácil, nem mesmo um ano fácil, mas terminar com uma vitória e mostrando bom andamento é uma boa forma de encerrar a época”, disse o piloto belga, que viu o seu companheiro de equipa despedir-se da Hyundai com o segundo lugar do campeonato.
Já Neuville partiu para este último dia de prova com quatro segundos de vantagem para o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que começou ao ataque esta manhã, reduzindo a margem para 0,6 segundos após a primeira especial.
No entanto, uma falha de comunicação entre Evans e o seu copiloto Scott Martin levou a que o Yaris saísse demasiado largo e furasse a roda traseira esquerda.
A dupla demorou mais de 1.30 minutos a trocar a roda, perdendo todas as possibilidades de lutar pela vitória.