RESTAURANTE PORTUGUÊS EM NOVA IORQUE JÁ FEZ CHEGAR 700 REFEIÇÕES GRÁTIS A PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Quando o surto da COVID-19 levou os restaurantes no estado de Nova Iorque, por directriz das autoridades, a reduzirem os seus serviços a take-out ou entrega ao domicílio, o minhoto Pascal de Sousa viu-se com tempo a mais na cozinha. E resolveu ser parte, à sua maneira, do combate à pandemia.

FOTO: Winthrop
O NYU Winthrop University Hospital, em Mineola, NY, que emprega dezenas de portugueses; a sua vice-presidente e CFO é um deles

“Pensei: porque não dar uma ajuda ao pessoal médico e hospitalar?”, afirma Pascal de Sousa, proprietário do ‘Madeira Sports Café’, na vila nova-iorquina de Mineola, em Long Island – em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO.

Se assim pensou, melhor o fez…

“O nosso objectivo é entregar até 2500 refeições grátis, no período de três semanas, ao NYU Winthrop Hospital”, revela o empresário. “Possivelmente vamos ultrapassar a meta, uma vez que, em duas semanas, já entregámos 700 refeições.”

❝O NOSSO OBJECTIVO É ENTREGAR ATÉ 2500 REFEIÇÕES GRÁTIS, NO PERÍDO DE TRÊS SEMANAS, AO NYU WINTHROP HOSPITAL❞

➔Pascal de Sousa,

empresário de restauração

FOTO: Pascal de Sousa
O empresário de restauração hoje no interior do ‘Madeira Sports Café’

Pascal de Sousa espera levar a iniciativa de bem-fazer até pelo menos 15 de Maio, a data estipulada por agora por Albany para o início da fase de transição do distanciamento social para a normalidade.

O projecto conta com o apoio da unidade hospitalar, que, aliás, emprega dezenas de portugueses em todos os escalões de actividade. “A entrega das travessas com comida é toda coordenada e fiscalizada pelo Winthrop”, explica Pascal de Sousa, que teve, inclusive, de ser submetido a um teste de triagem à COVID-19 para poder entrar nas instalações do hospital.

Sousa só fez uma exigência: “Que as refeições fossem para todos os trabalhadores do hospital, desde médicos e outro pessoal de saúde, a técnicos de limpeza e higienização”, diz.

❝GOSTARIA DE ESTAR EM POSIÇÃO DE PODER AJUDAR AINDA MAIS❞

➔Pascal de Sousa,

empresário de restauração

O empresário de 52 anos, com raízes em Arcos de Valdevez e radicado há 35 anos em Long Island, diz que “gostaria de estar em posição de poder ajudar ainda mais. Mas vou fazendo o que posso; tenho muitos clientes que se prontificaram a ajudar.”

FOTO: Pascal de Sousa
Uma das remessas de comida enviadas pelo empresário português ao NYU Winthrop University Hospital

A guerra à COVID-19 também lhe é próxima. Adelino Mendes, de quem foi sócio há vários anos noutro projecto de restauração em Mineola (‘O Nosso Café’), é uma das vítimas na comunidade portuguesa da doença.

Pascal de Sousa é a prova de que ajuda quem quer e não quem pode. O seu restaurante, na Mineola Boulevard, tem capacidade para apenas 48 pessoas; neste momento, abre para take-out apenas às sextas-feiras, sábados e domingos, do meio-dia às 8:00 da noite. Para além do menu fixo, oferece especiais diferentes nos três dias acima mencionados.

Sousa, que também já foi proprietário do ‘Little Portugal’, está ciente de que o período de recuperação no seu sector de actividade não vai ser fácil… “Vai ser como em todos os outros: lentamente, dia-a-dia. Nem toda a gente vai ter confiança absoluta para voltar a frequentar restaurantes. Até pode ser que não venha a ser assim, quem sabe? Mas fácil não vai ser. Vamos ter de levar as coisas pelo melhor e ajudarmo-nos uns aos outros. Nós, os portugueses, quando queremos, somos muito fortes.”

O empresário também lembra ser impossível funcionar apenas à base do take-away em Mineola face às rendas a que estão sujeitos os restaurantes.

Mas termina com uma mensagem de esperança no amanhã: “Quem ajuda sempre será ajudado. Vou continuar até esta luta acabar.”

🍽MADEIRA SPORTS CAFÉ

Onde fica?

247 Mineola Boulevard

Mineola, nY 11501

☎️(516) 248-4190

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *