ROBERTO MARTÍNEZ: ‘Foi uma vitória trabalhada e merecida’

No final do encontro, Roberto Martínez, seleccionador de Portugal, afirmou: “Foi o jogo que esperávamos. Já tinha dito que a Irlanda é uma equipa melhor do que aquilo que vimos no estágio em Setembro. Era uma equipa ferida depois do jogo com a Arménia, já tínhamos previsto uma reacção, com agressividade”.

“Sem bola, fomos muito inteligentes, travámos as linhas de penetração da Irlanda, faltou-nos marcar o primeiro golo mais cedo. Mas gostei muito da resiliência, dos valores da equipa. Nunca perdemos o controlo. Foi uma vitória muito trabalhada e merecida”, prosseguiu.

“Tínhamos a ideia de manter jogadores como Bruno Fernandes e Bernardo Silva com muita largura. Ajudou que Pedro Neto surgisse pelo lado esquerdo. Isto acontece, não foi uma estratégia de cruzamentos, foi de jogar o passe certo e evitar os contra-ataques, tendo equilíbrios bem feitos. Faltou usar a largura do campo para encontrar espaços entre linhas”, disse ainda.

E concluiu: “A Irlanda fechou muito bem os espaços, com 11 jogadores no último terço. Já estivemos muito melhor neste contexto, sem um último passe virtuoso, essa decisão, faltou-nos encontrar um golo mais cedo. Mas, em geral, a equipa nunca perdeu o controlo e continuou com muito coração e muita cabeça, com os adeptos a serem também importantes.”