Romaria d’Agonia bate recordes de ano para ano

Conhecida pela sua beleza e o seu ouro, a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia aconteceu na passada semana em Viana do Castelo.

Este ano, com uma duração e um programa mais extenso que o habitual, as festas aconteceram desde o dia 14 ao dia 22 de Agosto, fazendo as delícias dos visitantes que rumam à cidade nortenha todos os anos. Este ano, apesar da subida dos preços dos hotéis e alojamentos locais, os mesmos visitantes foram capazes de esgotar todas as estadias disponíveis durante todos os dias da festa.

O grandioso desfile da mordomia contou com a participação histórica de 908 mordomas, número nunca antes visto nas festas de anos anteriores. De várias faixas etárias e vindas de várias localidades, foi possível perceber que, de ano para ano, tem aumentado cada vez mais a vontade de manter esta tradição viva.

Algo a destacar também é o crescente número de participantes residentes ou naturais de países estrangeiros onde existem grandes comunidades portuguesas, como são exemplo, o Brasil, os Estados Unidos da América, a França, o Luxemburgo, o Reino Unido e a Suíça.

Entre outros momentos marcantes destes nove dias de festividades estiveram: a Revista de Gigantones e Cabeçudos na Praça da República, os concertos musicais de grupos como os Sons do Minho e o Augusto Canário e Amigos; o Cortejo Etnográfico que decorreu na tarde de sábado, e a Procissão ao Mar e a famosa Serenata, pontos altos do dia de domingo.