ROSTOS DO FOLCLORE PORTUGUÊS NA AMÉRICA: ISAÍAS MONTEIRO

Tem 25 anos e pertence ao Rancho Folclórico “Culturas de Portugal”, de Waterbury, CT

• Por HENRIQUE MANO | Waterbury, CT

Quando, há uns meses, Isaías Monteiro trocou Portugal pelo estado norte-americano de Connecticut, o folclore passou a ser parte da sua rotina. Natural de Santo André, uma freguesia portuguesa do município de Montalegre, com apenas 149 habitantes, foi na América, contudo, que concretizou um sonho de longa data…

“Em Portugal nunca fiz nada ligado a folclore, mas sempre gostei de ranchos e das nossas tradições populares”, conta Isaías Monteiro, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Isaías Monteiro, dançarino do Rancho Folclórico “Culturas de Portugal”, de Waterbury, Connecticut.

Radicado na zona de Waterbury, à primeira oportunidade juntou-se ao Rancho Folclórico “Culturas de Portugal”, agregado ao clube português local, tornando-se dançarino.

A formação folclórica está em fase de expansão (e afirmação) e Isaías Monteiro encaixou-se no grupo como uma luva na mão…

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Isaías Monteiro com elementos do rancho a que pertence

O jovem dançarino transmontano ainda não teve oportunidade de fazer nenhuma saída com o “Culturas de Portugal” para fora do estado de Connecticut, “mas já actuei em público aqui em Waterbury e gostei muito, apesar de ser sempre um desafio.”

Monteiro reconhece que a adaptação ao rancho “está a correr da melhor forma, estou a aprender com o tempo e creio que a aperfeiçoar-me cada vez mais. O importante é estar com os meus amigos do rancho e, ao mesmo tempo, contribuir para que estas tradições não esmoreçam e passem para as próximas gerações.”

O R. F. “Culturas de Portugal” foi criado em 1996, no seio do Portuguese Sporting Club de Waterbury, CT, e tem como ensaiadores a dupla Melissa Rodrigues e David Lavoura.