Rússia alerta EUA contra possíveis testes nucleares

O secretário do Conselho de Segurança russo alertou hoje que os testes nucleares dos Estados Unidos afectam a estabilidade estratégica, garantindo que a Rússia está pronta para realizar também ensaios nucleares.

“Não queremos que a estabilidade estratégica continue a deteriorar-se”, afirmou Sergei Shoigu, antigo ministro da Defesa russo, à imprensa após as recentes declarações do Presidente norte-americano sobre os testes de armas nucleares.

No entanto, observou que a Rússia sempre manteve os seus campos de testes abertos “para que conservem as suas capacidades e possam ser utilizados, se necessário”.

“Trata-se, naturalmente, o campo de testes de Novaya Zemlya”, localizado no arquipélago árctico com o mesmo nome, indicou.

Shoigu esclareceu, no entanto, que a Rússia não realizará testes nucleares se os Estados Unidos não o fizerem, uma posição que “não é nova”.

Acrescentou que, embora não tenham sido realizados testes nucleares nas últimas décadas, “os testes não pararam em nenhum país, nem por um único dia, nem por uma única hora. Apenas foram realizados digitalmente; não foram realizados testes físicos, mas sim com modelos matemáticos”.

“Devido aos programas de testes de outros países, instruí o Departamento de Guerra para começar a testar as nossas armas nucleares em igualdade de circunstâncias. Este processo começará imediatamente”, afirmou Trump na quinta-feira através da rede social Truth Social.

No entanto, permanece incerto se o líder norte-americano se referia aos testes de lançamento de armas ou a testes nucleares reais, sejam eles acima ou abaixo do solo.