RÚSSIA. Kremlin anuncia investigação sobre morte de ex-ministro dos Transportes

A Presidência da Rússia “está chocada” com a morte do ex-ministro dos Transportes, oficialmente considerada suicídio, declarou esta terça-feira o seu porta-voz.

Dmitri Preskov disse ser preciso aguardar pelos resultados da investigação em curso sobre a morte de Roman Starovoyt, de 53 anos, ocorrida horas depois de ter sido demitido na segunda-feira.

As autoridades russas anunciaram que Starovoyt se tinha “provavelmente suicidado”.

“Isto só pode chocar as pessoas. Naturalmente, também nos chocou”, afirmou, de acordo com a agência de notícias estatal Tass.

Na segunda-feira, o Comité de Investigação, responsável pelas investigações em curso, disse que a principal “teoria era a do suicídio”. O mesmo organismo explicou que o corpo foi encontrado no carro de que era proprietário, com um ferimento de bala, mas não divulgou a hora da morte.

O Kremlin tinha anunciado nesse mesmo dia, através de um decreto assinado por Putin, que Roman Starovoyt tinha sido demitido do seu cargo. As razões da demissão não foram explicadas.

Na mesma altura, Putin nomeou o antigo adjunto de Starovoyt, Andrei Nikitin, como novo ministro.

A substituição Starovoyt ocorre num momento em que os aeroportos russos têm sido sujeitos a repetidos encerramentos temporários devido a ataques de aparelhos aéreos não tripulados ucranianos. 

Os meios de comunicação russos avançaram que o afastamento pode estar ligado a um possível acto de corrupção na construção de fortificações na região de Kursk, onde foi governador até 2024.