Salário mínimo aumentou em vários estados americanos no passado dia 1 de Janeiro

Enquanto a pandemia coronavírus de 2020 atingiu os americanos mais pobres, os salários mínimos em 20 estados dos EUA receberam aumentos no início deste novo ano. Mais quatro estados, e Washington, DC, aumentarão o seu salário mínimo mais tarde em 2021.

Os trabalhadores da Flórida vão receber um dos maiores aumentos, depois de os eleitores terem aprovado esmagadoramente uma medida de escrutínio em Novembro para aumentar gradualmente o salário mínimo para 15 dólares até 2026. Os trabalhadores com menos rendimentos ganham 8,56 dólares por hora e subiram para 8,65 dólares a 1 de Janeiro e depois 10 dólares a 30 de Setembro.

Mesmo sem mandatos estatais como o da Florida, algumas empresas aumentaram os seus salários por conta própria, incluindo a Lakewood Juices, com sede na Flórida, que aumentou o salário dos seus trabalhadores mais baixos para 15 dólares há quatro anos. Esse aumento “melhora a productividade dos nossos próprios trabalhadores”, de acordo com o CEO da Lakewood, Scott Fuhrman, que faz parte de uma rede nacional chamada Business for a Fair Minimum Wage.

A Flórida junta-se a uma série de estados – Califórnia, Connecticut, Illinois, Maryland, Massachusetts, New Jersey e Nova Iorque – que estão todos em vias de aumentar gradualmente o seu salário mínimo para 15 dólares. O salário mínimo da Califórnia deverá atingir os 14 dólares em 2021 e depois os 15 dólares em 2022. Outros estados chegarão a 15 dólares à hora nos anos seguintes.

Em vários estados que não consideraram aumentos, os manifestantes marcharam por um salário mínimo de 15 dólares por hora em frente à sede do McDonalds em Chicago, Illinois. Algumas localidades – como Nova Iorque, Washington DC, São Francisco entre outras – já têm salários mínimos igual ou superiores a 15 dólares.

A lista completa de estados que vêm nos seus salários aumentar a partir deste mês de Janeiro são: Alasca, Arizona, Arkansas, Califórnia, Colorado, Florida, Illinois, Maine, Maryland, Massachusetts, Minnesota, Missouri, Montana, New Jersey, Novo México, Nova Iorque, Ohio, Dakota do Sul, Vermont e Washington.

O salário mínimo federal, pelo contrário, foi fixado em 7,25 dólares por hora desde 2009, e esse montante aplica-se em 21 estados. Durante a campanha de 2020, o Presidente eleito Joe Biden manifestou apoio ao aumento do salário mínimo nacional, mas provavelmente enfrentará a oposição dos republicanos e até de alguns democratas moderados.

Apenas um exemplo é o recém-eleito senador norte-americano John Hickenlooper, do Colorado. Durante uma entrevista de 2019 sobre o Yahoo Finance como candidato à Presidência democrata, disse que o salário mínimo “não pode ser um cobertor”, notando que um salário mínimo de 15 dólares por hora em certas zonas do país “não é realista, simplesmente não é”.

Em 2019, a Câmara dos Representantes democrata aprovou um projecto de lei para aumentar gradualmente o salário mínimo federal para 15 dólares. O caso democrata para os líderes empresariais na altura resumiu-se essencialmente a: “Não vai ser tão mau como pensas.” Durante uma entrevista na Yahoo Finance, o rep. Bobby Scott disse sobre as empresas: “Eles vão ter de se adaptar, mas estão a adaptar-se todos os anos de qualquer maneira.”

O Senado nunca aprovou a lei.