Se plano fiscal de Trump for aprovado, Musk criará ‘Partido América’
Elon Musk voltou a falar na possibilidade de criar o seu próprio partido, caso o plano fiscal de Trump seja aprovado.
O ‘Partido América’ terá data de nascimento marcada para o dia após à aprovação do “projecto de lei insano sobre despesas”, assim revelou Elon Musk, numa publicação no X, seguindo-se dos motivos para a tomada desta decisão.
“O nosso país precisa de uma alternativa ao unipartidarismo democrata-republicano, para que o povo tenha efectivamente uma VOZ”, escreveu.
Antes disto, o bilionário tinha alertado os congressistas republicanos para uma possível derrota nas primárias no próximo ano caso apoiem o plano de Donald Trump, que poderá ser promulgado esta semana.
Recorde-se que Musk demitiu-se no final de Maio do cargo de chefe de eficiência da Casa Branca, após divergências com Trump sobre o projecto, após o executivo da Tesla e da SpaceX acreditar que aumentará a dívida pública dos EUA.
Já aprovado pela Câmara dos Representantes, o projecto, que contempla uma série de cortes, está actualmente a ser discutido no Senado, onde os líderes republicanos ainda esperam votá-lo até ao final do fim de semana.
A medida implementaria impostos zero sobre gorjetas, horas extraordinárias e segurança social para idosos, e reforçaria a segurança nas fronteiras e “um exército ainda maior e mais poderoso”.
Para compensar a dispendiosa extensão dos “créditos fiscais Trump”, a administração planeia cortar o Medicaid (saúde), bem como reduzir drasticamente o programa Snap (alimentação).
Tenciona também rever muitos dos incentivos fiscais para as energias renováveis introduzidos por Joe Biden.