TAÇA EUROPA FEMININA: Sporting e S. Braga vão disputar nova competição

A UEFA Women’s Europa Cup – Taça Europa Feminina – é a mais recente competição de clubes da UEFA, que esta temporada se vem juntar à Liga dos Campeões Feminina. 

E conta com a participação de sua equipas portuguesas, que esta semana entram em cena: o SC Braga, terceiro classificado da Liga portuguesa feminina na época passada, e o Sporting, vice-campeão nacional, que ‘caíram’ das pré-eliminatórias da Champions feminina.

Minhotas e leoas vão então jogar esta semana a primeira mão da segunda pré-eliminatória da prova desta competição que traz uma segunda competição feminina de clubes ao panorama do futebol europeu, a juntar à Liga dos Campeões feminina, onde esta temporada volta a figurar o Benfica.

As terceiras classificadas nas ligas nacionais das federações entre o 8º e o 13º lugares do ranking e as segundas classificadas das federações entre o 18º e o 24º lugares do ‘ranking’ feminino por país de clubes da UEFA a entrarem em prova na primeira pré-eliminatória, com os nove clubes eliminados na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões feminina e os segundos e terceiros classificados dos 11 torneios da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões feminina a caírem também para esta Taça Europa feminina.

A Taça Europa Feminina será um torneio a eliminar e contará ao todo com um total de seis rondas – a primeira e a segunda pré-eliminatórias, os oitavos-de-final, os quartos-de-final, as meias-finais e a final. Todas as rondas, incluindo a final, são disputadas a duas mãos (em casa e fora).

O vencedor apura-se automaticamente para a terceira pré-eliminatória do caminho dos campeões da Women’s Champions League da próxima temporada, disputando assim apenas uma ronda para garantir uma vaga na fase de liga.