TAMBÉM SE FALOU PORTUGUÊS NA CERIMÓNIA DE GRADUAÇÃO DA ACADEMIA DE POLÍCIA DO CONDADO DE ESSEX

Por HENRIQUE MANO | News Editor

Decorreu dia 9 de Novembro a cerimónia de graduação da Academia de Polícia do Condado de Essex, no estado de New Jersey. O evento decorreu na St. Lucy’s Roman Catholic Church, em Newark, com a presença de individualidades como a senadora estadual Teresa Ruiz, o Presidente da Câmara de Newark Ras J. Baraka, o director de Segurança Pública Fritz Fragé e o chefe de Polícia de Newark, Emanuel Miranda. Também preencheram por completo os bancos da igreja diversos chefes de polícia do estado de New Jersey e membros do Conselho Municipal de Newark, incluindo o vereador luso-americano Michael Silva, e centenas de familiares dos novos agentes.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O vereador Michael Silva e a capitã Debbie Teixeira com os novos agentes Lucas Borges, Joseph Matos, Ariel Lucas e Dominick Silva

Os cerca de cem novos polícias – entre eles vários de origem portuguesa e brasileira – vão assumir posições em diversos departamentos policiais no estado de New Jersey: 45 vão integrar a Polícia de Newark, 16 o Essex County Sheriff’s Office, 4 o East Orange P.D., 6 o Irvington P.D., 5 o Kearny P.D., 4 o Plainfield P.D. e outros.

Ao dirigir-se aos novos agentes, o “mayor” Baraka lembrou o sacrifício que se exige destes profissionais que, quando o perigo surge, ao contrário da população civil, corre para ele ao invés de se afastar do mesmo.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O agente Álvaro Gonçalves na cerimónia de graduação; vai para a Polícia de Kearny, NY

“Como polícia que também fui durante 28 anos, o que digo a estes novos agentes é que, o mais importante, ao fim de um dia de trabalho, é regressarmos a casa para o conforto das nossas famílias com a satisfação do dever cumprido”, afirma o vereador Michael Silva, no final da cerimónia, falando ao jornal LUSO-AMERICANO. “É importante respeitarmos sempre as pessoas que servimos, a comunidade no seu todo, porque, dessa forma, seremos igualmente respeitados.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O agente Steven Almeida e familiares

O xerife Armando Fontoura, do condado de Essex, que, por razões de força maior, não pôde marcar presença, numa mensagem escrita sublinha: “atendendo aos tempos em que vivemos, o nosso trabalho na polícia tornou-se ainda mais importante, mais exigente e difícil desde sempre. Somos confrontados todos os dias, seja nas ruas ou nas cadeias, com ameaças contra nós vindas de grupos criminosos, armas de fogo, drogas e terrorismo.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | State Trooper Justin Barbosa, agente Brian Carvalho (Elizabeth P.D.), agente Steven Almeida, vereador Michael Silva, agente Álvaro Gonçalves e agente Jonathan Lima

Entre os novos agentes de origem lusa e brasileira que saíram deste curso da Academia de Polícia do Condado de Essex, estão Lucas P. Borges, Tony Costa de Faria, Ariel B. Lucas, Joseph C. Matos, Dominick M. Silva, Orlando Lisboa II, Steven Almeida, Álvaro D. Gonçalves e Jonathan Lima.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O “mayor” Ras J. Baraka e a capitã Debbie Teixeira, da Polícia de Newark, durante a cerimónia