CALIFORNIA. TAP regressa a Los Angeles ao fim de trinta e poucos anos

Foi na passada sexta-feira, dia 16 de Maio, que a companhia aérea TAP Air Portugal fez a sua inauguração de voos directos entre Lisboa e Los Angeles, com tarifas competitivas com outras companhias aéreas americanas. 

Sendo que a TAP é a única que faz viagens directas entre estes dois aeroportos. Além de várias entidades portuguesas, esteve presente o CEO e Chairman da TAP, Luís Rodrigues; Rita Tamaginini, Directora de Comunicação e Relações Externas; Filipe Ramalheira, Cônsul de Portugal em São Francisco; Fernanda Ottavia, Gestora de Mercado para a América do Norte em Newark, New Jersey e outros mais. 

A companhia aérea portuguesa levou a cabo a pequena recepção no âmbito desta inauguração, entre a cidade de Lisboa e o aeroporto de Los Angeles, na porta de embarque para o avião – que realizou a viagem.

John Ackerman, Chief Executive Officer (CEO) do Los Angeles World Airport deu as boas vindas à TAP, agradecendo a presença de todos. Mostrou-se ansioso por “receber uma nova companhia aérea” no aeroporto, dando-a a conhecer aos seus consumidores, e ressaltando que “sem as companhias aéreas, não temos (o aeroporto) clientes”. 

O Aeroporto de Los Angeles é o sexto maior do mundo e o terceiro dos Estados Unidos. 

Luís Rodrigues, Chairman e CEO da TAP, também fez uso da palavra, revelando o orgulho sentido neste novo passo para a companhia: “Temos muito orgulho de vir administrar esta rota para o maior e mais valioso mercado de turismo e negócios no mundo.”  

Agradeceu ao John Ackerman pelo seu esforço de encontrar um espaço para a TAP, que passa agora a ligar as comunidades portuguesas e aos elementos diplomáticos que se encontram localmente. 

Ressaltou o facto de esta ser apenas uma rota sazonal mas que espera ser mais no futuro próximo. Mencionou o papel que a TAP terá ao conectar os dois países no Mundial de Clubes, para além dos Jogos Olímpicos, que terão lugar em Los Angeles em 2028 – onde Portugal também poderá levar para casa umas “medalhadas”.  

Por fim, o CEO agradeceu aos passageiros que iam inaugurar o primeiro voo entre Los Angeles e Lisboa. 

Responsável por ligar a comunidade portuguesa local ao seu país de origem, Filipe Ramalheira, Cônsul de Portugal em São Francisco também marcou presença, e deu as boas-vindas à TAP pelo voo de inauguração – que no total, percorrerá uma distância de 5,690 milhas. 

“É uma renovação civil proximidade”, disse o cônsul . “Um corredor de cultura, progresso, turismo e amizade. Portanto, empreendedores portugueses, estudantes, artistas e turistas – esta rota abre a porta de entrada para o Pacífico. E para Califórnia, oferece acesso ao Atlântico, à alma da Europa e para o mundo”. 

No seu discurso, também elaborou que, para mais de 300 mil portugueses no sul do estado da Califórnia, esta viagem dá um melhor acesso para visitarem as suas famílias que ainda se encontram em Portugal (e vice-versa). Não só culturalmente, esta nova via também pode melhorar ligações comerciais que podem florescer, e pode igualmente permitir que possam ser exploradas ambas as heranças culturais.