Tarifas: Donald Trump aceita proposta da Comissão Europeia para continuar as conversações

O Presidente norte-americano afirmou que aceitou a proposta feita pela presidente da Comissão Europeia, por telefone, para alargar as conversações até 9 de Julho para se alcançar um acordo comercial.

“Ela perguntou-me se poderíamos adiar [o prazo para o acordo] de 1 de Junho para 9 de Julho. Concordei e, segundo ela, teremos reuniões em breve para ver se conseguimos chegar a uma solução”, explicou Trump durante uma conferência de imprensa na Base Aérea de Andrews.

“A UE e os EUA partilham a relação comercial mais importante e estreita do mundo. A Europa está disponível para avançar nas conversações com rapidez e na tomada de decisões”, tinha dito anteriormente a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen através das redes sociais.

“Para alcançar um bom acordo, precisamos tempo até ao dia 9 de Julho”, acrescentou a responsável.

Trump qualificou de “boa” a conversa mantida com von der Leyen, que aconteceu dois dias após o chefe de Estado ter ameaçado impor às importações da UE um agravamento de 50%, por não haver avanços nas conversações desde que tinha imposto em Abril, uma trégua de 90 dias sobre a aplicação das denominadas tarifas recíprocas.