TARIFAS: Von der Leyen avisa EUA que se prepara para um desacordo
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, avisou hoje os Estados Unidos de que a União Europeia (UE) se está a preparar para a possibilidade de não haver um “entendimento satisfatório”, prometendo defender os interesses europeus.
“Hoje, recebemos o mais recente documento dos Estados Unidos para prosseguir com as negociações e estamos a analisá-lo neste momento”, começou por dizer, após um Conselho Europeu dedicado em parte a assuntos de competitividade económica, em Bruxelas.
E afiançou: “A nossa mensagem de hoje é clara: estamos prontos para chegar a um acordo, mas, ao mesmo tempo, estamos a preparar-nos para a possibilidade de não se alcançar um entendimento satisfatório”.
De acordo com a líder do executivo comunitário, a Comissão Europeia irá “defender os interesses europeus sempre que necessário” e tem “todas as opções em cima da mesa” para as negociações entre Bruxelas e Washington que decorrem até 9 de Julho.
Fontes comunitárias ouvidas pela agência Lusa apontaram que a UE ambiciona e ainda acredita num acordo com os EUA, rejeitando uma prorrogação do prazo por implicar discussões mais pormenorizadas. A parte mais difícil das negociações, segundo as mesmas, deve-se ao défice comercial norte-americano face ao bloco comunitário e ao interesse dos EUA em vender automóveis à Europa.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou: “Um acordo é sempre melhor do que um conflito, e zero direitos aduaneiros é sempre melhor do que um direito aduaneiro.