TRAGÉDIA. Acidente com helicóptero no rio Hudson mata piloto, família e CEO da Siemens espanhola

As seis pessoas que morreram quinta-feira no acidente de helicóptero no rio Hudson, na cidade de Nova Iorque, incluindo três crianças, eram de nacionalidade espanhola, adiantou o presidente da câmara, Eric Adams.

Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara, Eric Adams, confirmou que não houve sobreviventes no acidente.

Agustín Escobar, ex-CEO da Siemens Espanha, a sua mulher, Mercé Camprubí Montal, e os seus três filhos, de 4, 5 e 11 anos, são os turistas espanhóis que não sobreviveram à tragédia. Realizavam uma visita guiada de helicóptero sobre a cidade nova iorquina a bordo de uma aparelho pertencente à empresa turística New York Helicopter.

Agustín Escobar foi CEO da Siemens até 2024, exercendo actualmente funções executivas na mesma empresa, mas como CEO global da divisão de Infraestrutura Ferroviária da Siemens Mobility.

A sua esposa, Mercè Camprubí Montal, exercia também um cargo directivo na mesma empresa. Era neta e bisneta dos antigos presidentes do Barcelona, Agustí Montal.

Antes da viagem, a família tirou fotografias que têm sido partilhadas nas redes sociais. Serão as últimas imagens registadas com vida dos cinco elementos. Segundo o El Espanhol, uma das crianças estaria a festejar o seu aniversário.

A família tinha chegado a Nova Iorque nessa manhã, provenientes de Barcelona. 

De acordo com o seguimento do radar de voo da aeronave, no momento do acidente o helicóptero (um Bell 206) estava em voo há 15 minutos e tinha percorrido seis quilómetros.

O corpo de bombeiros informou que recebeu um alerta para um helicóptero na água pelas 15h17 locais (20h17 em Lisboa).

De acordo com imagens divulgadas por várias estações de televisão, pode ver-se um helicóptero com a cauda partida no rio.

O céu estava nublado na altura do acidente, num dia marcado pelas temperaturas baixas, mas a visibilidade sobre o rio não foi substancialmente prejudicada.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes disse que vai investigar o acidente.