TRAGÉDIA | Governo admite falta de controladores aéreos após tragédia que matou dois no Aeroporto de LaGuardia

O secretário norte-americano dos Transportes afirmou segunda-feira que o Aeroporto LaGuardia, de Nova Iorque, tem “quadros suficientes”, mas ainda enfrenta “escassez” de controladores de tráfego aéreo, após uma colisão na pista ter feito dois mortos.

Em declarações no aeroporto, onde no domingo à noite um avião da Air Canada colidiu com um veículo dos bombeiros, Duffy frisou que no momento do acidente estava de serviço mais do que um controlador, apesar das carências destes profissionais.

“Não posso dar detalhes sobre o que correu mal”, disse Duffy, remetendo a questão para o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, que lidera a investigação ao acidente no terceiro aeroporto mais movimentado da região – num período já conturbado nos aeroportos norte-americanos devido à paralisação parcial do governo. 

O Canadá também enviou uma equipa de investigadores para averiguar o caso.

Segundo Duffy, existem atualmente 33 controladores certificados, mas o objetivo é chegar aos 37.  

A colisão aconteceu na pista quatro, quando o avião proveniente de Montreal, estava a aterrar.