TRIATLO: Vasco Vilaça conquistou bronze no mundial

Vasco Vilaça terminou na terceira posição o Mundial de triatlo, após domingo ter sido quinto classificado na finalíssima, em Wollongong, na Austrália, onde Portugal colocou três representantes no ‘top 15’.

O olímpico luso, que entrou na etapa final no terceiro lugar do ‘ranking’ mundial, confirmou domingo a conquista do bronze, com um total de 3.690,12 pontos.

Vilaça, de 25 anos, fechou a sua contabilidade com um quinto lugar na finalíssima dos Mundiais que decorreram em Wollongong, ficando a pouco mais de um minuto do recém-sagrado campeão do Mundo, o australiano Matthew Hauser, hoje vencedor em 1:42.42 horas.

O pódio da finalíssima ficou completo com o espanhol David Cantero, segundo com o tempo de 1:43.15 horas, e com o italiano Alessio Crociani, terceiro em 1:43.22.

Após entrar atrasado no segmento de corrida, o triatleta português recuperou várias posições e ficou a 22 segundos do pódio, somando 915.12 pontos, o que lhe permitiu segurar o seu terceiro lugar no Mundial, ‘impulsionado’ pelas medalhas de prata nas etapas de Yokohama, Hamburgo e Riviera francesa.

Dois lugares depois do quinto classificado de Paris2024 chegou Miguel Tiago Silva, que cumpriu a sua prova em 1:43.54 horas.