Trump declara que EUA são aliados do Japão ‘ao mais alto nível’
O Presidente norte-americano garantiu terça-feira à primeira-ministra japonesa que Washington é um aliado de Tóquio “ao mais alto nível”, num momento em que os Estados Unidos exigem que o arquipélago aumente gastos com defesa.
“Sempre tive grande amor e respeito pelo Japão. Quero garantir que esta será uma relação especial (…) Somos um aliado ao mais alto nível”, disse Trump.
Sanae Takaichi, no cargo de primeira-ministra há uma semana, indicou que quer inaugurar uma “nova era de ouro” nas relações Japão-EUA, numa altura em que Tóquio enfrenta o crescente poder militar do vizinho chinês.
Tóquio é a segunda etapa da viagem do Presidente norte-americano pela Ásia, depois da Malásia e antes da Coreia do Sul, onde terá lugar quinta-feira, o encontro com o homólogo chinês, Xi Jinping, que deverá selar um compromisso comercial entre as duas potências.
Donald Trump observou na segunda-feira que Takaichi era “uma grande aliada e amiga” do antigo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, assassinado em 2022, de quem ele próprio se tornou particularmente próximo durante o primeiro mandato na Casa Branca.
A líder japonesa agradeceu a Donald Trump a “amizade duradoura” com Shinzo Abe, notando estar impressionada e sentir-se inspirada pelo dirigente norte-americano.
A defesa será um ponto central deste encontro. Trump exige que os aliados dos EUA aumentem as despesas militares para continuarem a beneficiar da protecção norte-americana.
Sanae Takaichi anunciou que o Japão vai aumentar o orçamento de defesa para 2% do produto interno bruto (PIB) a partir do actual ano fiscal, que termina a 31 de Março, dois anos antes do previamente estabelecido.
Cerca de 60 mil militares norte-americanos estão estacionados no Japão, tendo Trump ainda visitado alguns a bordo do porta-aviões USS George Washington, ao largo de Yokosuka, sul de Tóquio.

