EUA. Trump escolhe Pam Bondi após retirada de Gaetz
O presidente eleito nomeou na quinta-feira a ex-procuradora-geral da Florida, Pam Bondi, para procuradora-geral dos Estados Unidos, poucas horas depois da sua primeira escolha, Matt Gaetz, se ter retirado do processo de nomeação.
Bondi é uma aliada de longa data de Trump e foi uma das suas advogadas durante o seu primeiro julgamento de ‘impeachment’, quando o republicano foi acusado, sem ser condenado, de abusar do seu poder ao tentar condicionar os EUA assistência militar à Ucrânia naquele país que investiga o então ex-vice-presidente Joe Biden.
A ex-procuradora-geral da Florida estava entre um grupo de republicanos que compareceram para apoiar Trump no seu julgamento em Nova Iorque, que terminou em Maio com uma condenação por 34 acusações criminais.
Foi presidente do America First Policy Institute, um grupo de reflexão criado por antigos funcionários da administração Trump.
“Pam irá redireccionar o DOJ para o propósito pretendido de combater o crime e tornar a América segura novamente”, escreveu Trump, numa publicação nas redes sociais.
Donald Trump Jr. já tinha dito à Fox Business no domingo que a equipa de transição tinha reforços em mente para os seus controversos nomeados, caso não fossem confirmados.