Trump mobiliza aliados – Investigação do Capitólio
O ex-Presidente Donald Trump deixou claro que está à procura de cobertura dos seus aliados mais próximos nas próximas audições públicas da comissão da Câmara que investiga a insurreição do 6 de Janeiro, invasão do Capitólio, e alguns nomes proeminentes no Congresso e no Partido Republicano estão a responder à chamada.
Os membros da comissão fizeram saber que as audições poderão centrar-se no papel directo de Trump em minar os resultados eleitorais. O comité tem estado a trabalhar em direcção à tese de que a obsessão de Trump ao perder as eleições e o seu fluxo de falsas alegações sobre os resultados foi o que lançou as bases para o violento e mortífero motim no Capitólio. No Congresso, a resposta direcionada às audições será supervisionada pelo líder da Casa Minoritária, Kevin McCarthy da Califórnia, que tem vindo a coordenar o esforço de resposta com membros do Partido Republicano.
O republicano da Califórnia Kevin McCarthy está a enfrentar uma pressão acrescida para mostrar o seu apoio ao Trump, depois de ter sido apanhado em flagrante no início deste ano a criticar o antigo Presidente e alguns dos seus colegas do Partido Republicano, no rescaldo imediato do ataque ao Capitólio.
O principal actor para manter os republicanos na mesma mensagem será a presidente da Conferência do Partido Republicano da Câmara, Elise Stefanik de Nova Iorque, que emergiu como uma das defensoras mais fortes de Trump durante o seu primeiro “impeachment” e substituiu a republicada do Wyoming Liz Cheney na liderança republicana.