Tulare, CA | Cordas açorianas com cerca de duas dezenas de alunos

São 23 os alunos que estão inscritos num curso intitulado ‘cordas açorianas’, em que serão ensinados vários instrumentos de corda, com destaque para a viola regional terceirense de 15 cordas.

O curso terá a duração de 10 semanas, tendo começado a 27 de Fevereiro no recito da irmandade do Divino Espírito Santo de Tulare (TDES); realiza-se todas as terças pelas 18h00.

O curso de cordas açorianas resultou de um projecto falado com o director regional das comunidades, José Andrade, quando visitou a Califórnia em Junho de 2023, resultando na oferta de uma viola regional terceirense ao Instituto PBBI da Universidade do Estado da Califórnia, em Fresno.

Com iniciativa do talentoso jovem açor-descendente Michael Vieira e com a ajuda de outros tocadores da comunidade na zona de Tulare (cidade irmã de Angra) foram criadas as condições, com o apoio de Mark Nunes, presidente da irmandade TDES, e toda a sua equipa, para a realização deste curso de 10 semanas, que terminará nos primeiros dias de Maio deste ano.

Para Diniz Borges, director do PBBI-Fresno State, é importante que se consigam mais umas duas ou três violas terceirenses, a fim de dar continuidade a estes cursos que ajudam a perpetuar a cultura açoriana além-fronteiras, particularmente porque a maioria dos alunos são de segundas e terceiras gerações.

Michael Vieira, é filho de pais terceirenses e desde tenra idade que tem estado envolvido na comunidade.

É licenciado pela Universidade do Estado da Califórnia, pela Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnologia, e tem feito parte de grupos de folclore, danças do Carnaval terceirense, na Califórnia, e outras actividades relacionadas com a música.

Recentemente, e com outro excelente músico açor-descendente, David Santos, realizaram um concerto com duas vilas regionais terceirenses na Universidade em Fresno que foi um retumbante sucesso.

Michael Vieira