UCRÂNIA. Nova ronda de negociações vai realizar-se nos dias 17 e 18 em Genebra

A próxima ronda de negociações entre Moscovo, Kiev e Washington, com o objetivo de encontrar uma solução diplomática para a guerra na Ucrânia, vai realizar-se na próxima terça e quarta-feira em Genebra, anunciou hoje a Presidência russa.

“A próxima ronda de negociações (…) terá lugar nos dias 17 e 18 de Fevereiro em Genebra, também em formato tripartido entre a Rússia, os Estados Unidos e a Ucrânia”, disse hoje Dmitri Peskov, porta-voz da Presidência da Rússia.

Em declarações à agência de notícias russa Ria Novosti, Peskov especificou que o negociador e conselheiro da Presidência, Vladimir Medinsky, que já participou em várias rondas de negociações entre a Ucrânia e a Rússia, vai liderar a delegação de Moscovo em Genebra.

Questionado sobre o anúncio, o Governo ucraniano confirmou que a delegação de Kiev está a preparar-se para as negociações na Suíça.

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, declarou na quarta-feira que os Estados Unidos propuseram a realização da terceira ronda de negociações na próxima semana em Miami, após dois encontros realizados em Abu Dhabi.

Segundo o chefe de Estado ucraniano, Kiev aceitou “de imediacto” a reunião na Florida, Estados Unidos.

“Para nós, não importa se a reunião se realiza em Miami ou em Abu Dhabi. O principal é que haja resultados”, afirmou.

Russos, ucranianos e norte-americanos realizaram duas rondas de negociações em Abu Dhabi nas últimas semanas sobre a cessação das hostilidades, enquanto os bombardeamentos russos continuam, visando principalmente a rede elétrica ucraniana.

Hoje, seis pessoas foram mortas em ataques russos noturnos no leste e sul da Ucrânia, anunciaram os serviços de emergência e as autoridades locais ucranianas.

Zelensky encontra-se actualmente em Munique, Alemanha, para participar na Conferência de Segurança, à margem da qual se vai reunir com vários líderes ocidentais, entre os quais o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Na semana passada, o Presidente ucraniano afirmou que os Estados Unidos desejavam o fim do conflito “até ao início do verão”.

A Rússia, que lançou uma ofensiva de grande escala contra a Ucrânia em Fevereiro de 2022, ocupa aproximadamente 20% do país e pressiona pelo controlo total da região leste de Donetsk, afirmando que a tomará “pela força” caso falhem as negociações.