ÚLTIMA HORA | ESTÁ NOS EUA E QUER REGRESSAR A PORTUGAL POR VIA AÉREA? AINDA É POSSÍVEL, AVISA HOJE O CONSULADO DE PORTUGAL EM NEWARK, NJ

589

Uma nota divulgada hoje pelo Consulado de Portugal em Newark, New Jersey, faz saber que, “muito embora a TAP (até 4 de Maio) e a United Airlines (sem data) tenham temporariamente cancelado todos os seus voos diretos para Portugal, ainda é possível aos portugueses regressarem ao seu país através de voos comerciais com escala em países do Espaço Schengen.”

🛫A partir de  Newark (EWR) e Nova Iorque (JFK), os voos mais frequentes para Portugal com reservas ainda disponíveis são, durante o corrente mês de Abril, os voos via Londres, Frankfurt, Amesterdão e Zurique.

🛫Há ainda algumas ligações a Portugal através de Dublin e Paris com reservas disponíveis.

🛫Encontram-se suspensos os voos entre Portugal e Espanha e os voos entre Portugal e Itália.

🛫A Bélgica encerrou as suas fronteiras terrestres, ferroviárias, aéreas e portuárias, pelo que as ligações por Bruxelas (até aqui disponíveis) já terão deixado de ser uma possibilidade.

🛫Registe-se que França, Reino Unido, Países Baixos e Irlanda não estabeleceram, à partida, restrições ao trânsito passíveis de afectarem portugueses que façam escala aérea nesses países.

🛫No caso da Irlanda, poderão, contudo, ser implementadas medidas sem pré-aviso, nomeadamente restrições à entrada e saída e cancelamento de voos.

🛫Quanto à Suíça, embora as restrições que fixou (fecho das fronteiras com Itália, França, Alemanha e Áustria) não afectem o trânsito de portugueses, é recomendável que estes levem consigo documentos (como comprovativos de residência, certificado de bagagem ou termo de contrato de trabalho) que provem que regressam a Portugal e não vão de férias.

🛫Embora o Governo alemão tenha restabelecido, a partir de 16 de Março, controlos nas fronteiras com França, Áustria, Suíça, Dinamarca e Luxemburgo, tal não afectará os voos de ligação, através da Alemanha, com outros Estados-membros que não aqueles 5 com que faz fronteira.

🛫Relativamente ao trânsito (terrestre) por França e Espanha, não há, à partida, restrições à entrada em Espanha pela fronteira francesa e ao trânsito por Espanha de portugueses que tenham residência habitual em Portugal (embora deva estar munido de documento de identificação e declaração disponibilizada pelo Ministério do Interior francês, disponível em https://www.interieur.gouv.fr/

➔ATENÇÃO: Embora os Estados-membros devam permitir e facilitar o trânsito de cidadãos da União Europeia através do seu território (já que as restrições de viagem fixadas não se aplicam a cidadãos da UE), a verdade é que há companhias aéreas que, por desconhecimento, receio ou excesso de zelo, por vezes optam por não deixar embarcar esses passageiros. É, por isso, aconselhável um contacto prévio com a companhia aérea antes do voo, mesmo com reserva já feita, para garantir a possibilidade de embarque. O cancelamento de uma reserva já feita será, à partida, comunicado pela companhia aérea.