Venezuela. Maduro quer que cidadãos relatem “tudo o que veem, tudo o que ouvem”

O Presidente da Venezuela quer que os venezuelanos relatem, durante as 24 horas diárias, “tudo o que veem, tudo o que ouvem”, tendo ordenado a criação de uma aplicação que terá a participação das Forças Armadas, foi quarta-feira divulgado.

De acordo com a ordem de Nicolás Maduro, a nova aplicação deve ser desenvolvida dentro do sistema VenApp – rede social criada em 2022 com o objetivo de receber denúncias sobre problemas quotidianos dentro das comunidades, como falhas nos serviços públicos. Mas, segundo relatos da imprensa local e denúncias de organizações internacionais, o sistema estará a ser usado para reprimir a população.

Nas mesmas declarações, transmitidas pela televisão estatal venezuelana, Maduro especificou que a nova aplicação também irá contar com a participação das Unidades Comunais de Milícias e das Bases Populares de Defesa Integral.

Esta nova proposta de Maduro surge num momento de crescente tensão com os Estados Unidos, que mantêm uma presença naval no mar das Caraíbas, perto das águas da Venezuela, sob o argumento de combater o narcotráfico.