Viana do Castelo: Festa do Alvarinho e do Fumeiro anima fim-de-semana em Melgaço
A Festa do Alvarinho e do Fumeiro começa esta sexta-feira a sua 30.ª edição com algumas novidades. O evento que celebra a produção de vinho e enchidos na região de Monção e Melgaço, regressa com um programa de animação de três dias, 29 produtores de alvarinho e 16 produtores de produtos locais.
A pipa criada por uma empresa local (Quintas de
Melgaço) apresenta-se como novidade, sendo “símbolo tradicional no mundo do vinho e um verdadeiro tributo ao território”.
“A pipa não só simboliza a grandiosidade do evento, como honra todo o trabalho e dedicação que, ao longo dos anos, tem sido feito na sub-região”, diz o administrador da empresa, Pedro Soares.
Durante o evento, a pipa acolherá emissões em directo de vários órgãos de comunicação social e actividades promovidas pelo município, direccionadas para visitantes.
O programa da rádio Renascença “As Três da Manhã”, com as locutoras Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques vai decorrer, em directo, entre as 7h00 e as 10h00 de sexta-feira.
A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço começa esta sexta-feira, 26 de abril, e decorre até domingo no Largo do Mercado Municipal. O certame inclui espaço de restauração, onde quatro restaurantes apresentarão as suas propostas gastronómicas. Contará também com sete stands de animação turística e institucional.
Inclui demonstrações com os chefes Rui Paula, Hélio Loureiro e David Couñago Freire e provas comentadas de vinhos com Valéria Zeferino, da Revista Grandes Escolhas, que se debruçará na temática “Alvarinho à prova do tempo”.