Viana do Castelo: Protótipo de comboio a hidrogénio circulou na Linha do Minho

Um comboio a hidrogénio começou a circular esta semana na Linha do Minho, segundo informações avançadas pela Infraestruturas de Portugal (IP), realizando testes “promovidos no âmbito do projecto europeu FCH2RAIL”.

Este projecto tem como objectivo “o desenvolvimento de um veículo protótipo ferroviário movido a hidrogénio, com financiamento de fundos europeus através do programa H2020-CLEANH”. Abrange “a concepção e construção” do protótipo inovador”, realizando os testes “necessários à sua validação e aprovação”, segundo a IP.

Segundo o gestor ferroviário nacional, o objectivo com este tipo de meio de transporte “é alcançar um veículo com zero emissões e desempenho operacional competitivo com os actuais comboios movidos a diesel, tanto em veículos novos como em reabilitados”.

O novo comboio começou a ser testado na madrugada de quarta-feira, dia 3 de Abril, entre as estações ferroviárias de Valença e Nine. Este esteve ainda exposto na Estação de Darque, perto de Viana do Castelo.
A Infraestrutras de Portugal integra o consórcio de empresas de quatro países europeus (Espanha, Bélgica, Alemanha e Portugal) liderado pela DLR e que integra a CAF, Renfe, Toyota Motor Europe, Adif, CNH2 e Stemann.