VOLTA AO ALGARVE: Jonas Vingegaard vence, João Almeida em segundo

O dinamarquês Jonas Vingegaard conquistou, domingo, a Volta ao Algarve em bicicleta, depois de vencer o contra-relógio final, com o português João Almeida (UAE Emirates) a terminar a geral em segundo.

Vingegaard, que venceu duas vezes a Volta a França (2022 e 2023), foi hoje o mais rápido no contra-relógio de 19,6 quilómetros que começou em Salir e terminou no alto do Malhão, completando o percurso em 28,25 minutos, superando o belga Wout van Aert, seu colega de equipa, por 11 segundos, e o italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), por 15.

Na classificação geral, o dinamarquês, de 28 anos, terminou em primeiro, com menos 15 segundos que o português João Almeida, que terminou o contra-relógio em sexto, e 24 sobre o belga Laurens de Plus (INEOS).

Iúri Leitão (Caja Rural), campeão olímpico de madison, não alinhou hoje na quarta etapa, na sequência da queda que sofreu na sexta-feira em Tavira.

O vianense de 26 anos caiu na sexta-feira no derradeiro quilómetro da ligação entre Vila Real de Santo António e Tavira e, hoje, não assinou o livro de ponto à partida para a quarta etapa, em Albufeira.

“Na sequência dos ferimentos sofridos na queda, Iúri Leitão tem uma mão afectada, o que o impede de estar hoje à partida”, lê-se na conta oficial da equipa espanhola na rede social X.

Campeão olímpico de madison, ao lado de Rui Oliveira, e vice-campeão no omnium em Paris2024, Leitão chocou contra um muro na sexta-feira, ficando maltratado na mão direita.