WASHINGTON, DC. Projecto da artista plástica Elizabeth Casqueiro vai estar exposto na Embaixada de Portugal
Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque
A artista plástica Elizabeth Casqueiro vai apresentar dia 19 deste mês, a uma sexta-feira, nas instalações da Embaixada de Portugal em Washington, DC, a exposição interactiva “Stitched Narratives – A Tablecloth Collaboration of the Portuguese Women of the Diaspora”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A artista plástica Elizabeth Casqueiro em Nova Iorque
A mostra vai decorrer das 6:00 da tarde às 8:00 da noite, na seguinte morada: 2012 Massachusetts Avenue, NW.
Será exibida uma toalha de mesa para a qual contribuíram várias mulheres portuguesas e luso-americanas do eixo Washington, DC-Nova Iorque e ainda projectado um documentário com entrevistas às mesmas sobre as suas experiências de vida na diáspora.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A artista plástica Elizabeth Casqueiro troca impressões com alguns das participantes à sessão criativa em Nova Iorque
O trabalho colaborativo servirá de tese para o mestrado em Belas Artes que Elizabeth Casqueiro está a tirar em regime online pela Universidade de Falmouth, na Inglaterra.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Virgínia Feitoza e Diana Mamede de Oliveira em processo criativo
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Algumas das peças criadas para a toalha de mesa
Casqueiro vive em Washington, DC há 30 anos e está reformada; foi arquitecta de profissão e, após a saída do Banco Mundial, virou-se para as artes.
“Sempre quis conhecer melhorar as mulheres portuguesas das nossas comunidades e esta toalha de mesa é um símbolo de tudo o que elas representam na sociedade”, explica. “A mulher tem um papel crucial na preservação da cultura portuguesa no estrangeiro e não só”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A artista plástica Elizabeth Casqueiro em Nova Iorque com o grupo de mulheres que contribuiu para o projecto
A toalha deverá ter um tamanho para uma mesa de 4 a 6 pessoas, “mas pode vir a ser maior”, afirma Casqueiro.