1.ª MISSA ANUAL DE ACÇÃO DE GRAÇAS AOS PROFISSIONAIS LUSO-AMERICANOS DE SEGURANÇA PÚBLICA E PROTECÇÃO CIVIL
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O vereador Michael Silva, do Bairro Leste de Newark, em parceria com outras entidades, promoveu a 1.ª Missa Anual de Acção de Graças aos Profissionais Luso-Americanos de Segurança Pública e Protecção Civil do estado de New Jersey. A iniciativa decorreu na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Ironbound, com a participação de agentes da Polícia de Newark, Clark, Essex County Sheriff’s Office e Union county Sheriff’s Office e de bombeiros de alguns quartéis da cidade.
Entre estes profissionais, encontravam-se o presidente da PAPA (Portuguese-American Police Association), Joe Barros, o sub-xerife do condado de Union, Victor Manata, o capitão João Miguel Carvalho, da 3.ª Esquadra de Newark, o tenente Ricardo Oliveira da Polícia de Clark e a tenente Helena Oliveira do condado de Essex, para além do Presidente da PAFA (Portuguese-American Firefighters Association) John Ferreira e os capitães Joaquim Pinto e Francisco De Oliveira, de Newark.
A missa foi celebrada pelo Pe. Antonio Ferreira da Silva, que lembrou o sacrifício que tanto os profissionais da linha da frente como as suas famílias fazem para manter a lei, a ordem e a segurança e, assim, proteger e servir o público muitas vezes pondo em perigo as suas próprias vidas.
“A igreja quis celebrar esta missa de acção de graças aos profissionais que estão na linha da frente, como forma de agradecer a Deus pelas suas vidas, pelo ministério deles”, afirma o Pe. Ferreira da Silva ao jornal LUSO-AMERICANO. “Qualquer um de nós, em algum momento, pode precisar da sua ajuda, da obra que realizam, que fazem por amor e vocação.”
Para a tenente Helena Oliveira, do E.C.S.O, que ajudou a organizar o evento, “esta é uma missa de agradecimento a todos os agentes, bombeiros e técnicos socorristas pelo trabalho que desenvolvem e para que sejam acompanhados pela graça de Deus no seu dia-a-dia, para que regressem a casa são e salvos.”
Joe Barros, Presidente da PAPA, que acaba de se reformar após 26 anos de serviço à Polícia de Newark, acrescenta: “Trata-se também de uma forma de nos juntarmos todos e de expressar o nosso agradecimento a estes profissionais, dizer-lhes que estamos juntos e que podem contar com o nosso apoio – o que é muito importante nos tempos que correm.”
Ao dirigir breves palavras aos presentes, no final da missa, o vereador Michael Silva (ele próprio ex-agente da Polícia de Newark), lembrou aos presentes que estará sempre disponível para o que for preciso, sublinhando poderem sempre ver nele um aliado de todas as horas.