NEEMIAS QUETA: ‘Estou quase a 100 por cento’
O basquetebolista português Neemias Queta manifestou ontem a ambição em “ganhar jogos e continuar a evoluir” na nova temporada da Liga norte-americana (NBA), ao serviço dos Sacramento Kings, pelos quais assinou novo contrato.
O poste, de 24 anos, assinou um “contrato padrão” com os Sacramento Kings, com os quais mantinha antes um contrato de duas vias, por permitir a utilização nos jogos da Liga de desenvolvimento (G-League) do principal campeonato de basquetebol mundial, pelos Stockton Kings.
Neemias Queta desfalcou a selecção portuguesa na pré-qualificação do torneio olímpico por lesão, durante este mês, revelando agora estar “quase saudável” e prestes a voltar.
“Vamos começar a fazer os treinos para a semana e estou quase a 100%”, frisou ainda.
Neemias Queta foi escolhido pelos Sacramento Kings na 39.ª posição do ‘draft’ da NBA de 2021, tendo-se tornado o primeiro português a jogar na competição, apesar de ter disputado a maioria dos jogos na equipa secundária, os Stockton Kings, na G-League.
Nas primeiras duas épocas na NBA, Neemias Queta participou em 20 jogos pela equipa de Sacramento. Foi mais utilizado nos Stockton Kings, pelos quais disputou 43 jogos na última época, com médias de 17,7 pontos, 8,7 ressaltos e 1,9 desarmes de lançamento.
Os bons desempenhos na G-League valeram ao jogador português o segundo lugar na votação de Jogador Mais Valioso (MVP) da fase regular, só atrás do base Carlik Jones.