Primeira exposição de fotografia interactiva ao ar livre em Newark teve toque português e é para repetir
A edição deste ano do Nork Photo Fest decorreu no passado sábado, dia 16 de Setembro, na cidade de Newark, em New Jersey.
O evento pretende “celebrar e comemorar as contribuições passadas e contínuas de Newark para o cinema e a fotografia”, pode-se ler na plataforma online do evento [https: //thenorkproject.com].
A iniciativa esteve a cargo do luso-americano Gabriel Ribeiro, de 25 anos, natural de Newark (e residente no Ironbound) e filho de emigrantes do Minho e Aveiro e foi um êxito.
O festival é um dos braços culturais da marca de roupa Nork! Project, criada por Ribeiro, e acontece anualmente desde o ano de 2020; as imagens expostas são fruto de caminhadas pela cidade com fotógrafos amadores promovidas ao longo do ano, por via de uma visita guiada à maior cidade do “Estado Jardim” – com passagens por murais, parques e edifícios emblemáticos de Newark.
A mais recente visita guiada organizada pelo luso-americano Gabriel Ribeiro, em Abril do ano passado, chegou mesmo a reunir 250 pessoas participantes.
O Nork Photo Fest é uma parceria com a Newark City Parks Foundation que se materializou através de três galerias ao ar livre em três espaços verdes da cidade: o Riverfront Park, o Military Park e o Harriet Tubman Square; cada um deles acolheu a sua própria mostra de fotografia.
Entre os temas abordados, estão a justiça ambiental, os retratos de Newark e o activismo social.
Também apoiaram o projecto a City of Newark, Unique Photo, Newark Alliance, Prudential Financial, ODR Studios e a Boxed Water.