NBA: Celtics esmagaram Warriors, Gilgeous brilhou

Os Boston Celtics bateram na noite de domingo os Golden State Warriors por estrondosos 140-88. 

Tratou-se da terceira maior vitória de sempre do conjunto de Massachusetts, que não contou com Neemias Queta, lesionado.

Um empate a 21 a meio do primeiro período não deixava antever o que se iria seguir, mas a partir daí o conjunto de Boston marcou conseguiu uma sequência na qual marcou 23 pontos, sofrendo apenas um e não mais parou de dilatar a vantagem, acabando por triunfar por 52 pontos de diferença. 

Ao intervalo a vantagem era já de 44 (82-38).

Jaylen Brown (29 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências) e Jayson Tatum (27 pontos, 3 ressaltos e 5 assistências) foram as principais figuras dos Celtics.

Noutro jogo da noite, em Oklahoma os Thunder derrotaram os Phoenix Suns por 118-110, com Shai Gilgeous-Alexander em destaque ao fazer 35 pontos, oito ressaltos e nove assistências, ficando perto do triplo-duplo. 

De nada valeu aos Suns o desempenho de Bradley Beal, com 31 pontos, quatro ressaltos e seis assistências.

Também domingo, os Cleveland Cavaliers perderam 98-107 com os New York Knicks, os San Antonio Spurs bateram os Indiana Pacers por 117-105, os Minnesota Timberwolves perderam 88-89 com os LA Clipers e os Dallas Maveriks perderam por 116-120 com os Philadelphia 76ers.

Neemias Queta enfrenta paragem

Neemias Queta estava num bom momento, especialmente pela equipa secundária dos Boston Celtics, Maine Celtics, mas sofreu uma lesão na partida de segunda-feira e saiu lesionado.

O poste português já tinha somado oito pontos, oito ressaltos, seis assistências e dois roubos de bola, em 18 minutos, contra os Wisconsin Herd, mas sofreu uma hiperextensão no joelho direito que o deverá afastar das quadras durante “uma a duas semanas” segundo o treinador da equipa principal, Joe Mazulla.

Neemias, de 24 anos, tem aproveitado esta temporada para ganhar espaço na equipa principal, somado várias boas exibições, além de ser o protagonista da equipa secundária, pela qual esteve na corrida a MVP na temporada passada, tendo ficado em segundo lugar.