SUPERBOWL: Chiefs e Bucs disputam final
Os Kansas City Chiefs vão defender o seu título de campeões da Liga norte-americana de futebol americano (NFL) frente aos Tampa Bay Bucaneers, que serão a primeira equipa a jogar um Superbowl em casa.
Esta temporada comandados por Tom Brady, que deixou os New England Patriots após 20 temporadas, os Bucaneers venceram a conferência NFC, ao triunfarem em casa do Green Bay Packers, por 31-26, e estão na final da NFL pela segunda vez, depois de terem vencido em 2002.
Campeões em título, os Chiefs ‘despacharam’ os Buffalo Bills, por 38-24, na final da AFC, e apuraram-se pelo segundo ano consecutivo para o Superbowl, procurando o terceiro título, depois dos conquistados em 1969 e na última temporada.
No mítico Lambeau Field, em Green Bay, os Bucs colocaram em vantagem ainda no primeiro período com um passe de Brady para Mike Evans fazer o primeiro ensaio, ao que os Packers responderam com Marquez Valdes-Scantling a chegar ao ‘touchdown’, após um passe de 50 jardas de Aaron Rodgers.
Seguiu-se uma corrida de Leonard Fournette e mais dois passes de Brady para os ensaios de Scotty Miller e Cameron Brate, deixando o resultado em 28-10 logo no início do terceiro período.
Contudo, os Packers não baixaram os braços e, com ‘touchdowns’ de Robert Tonyan e Da-vante Adamas, ainda se colocaram a cinco pontos de diferença (28-23), mas acabaram por perder por 31-26, com um ‘field goal’ de ambas as equipas nos instantes finais.
O 55.º Superbowl disputa-se em 7 de Fevereiro, em Tampa Bay, na Florida, com Brady, na sua 10.ª final, a poder tornar-se no segundo ‘quarterback’ a vencer o troféu Vince Lombardy por duas equipas diferentes, depois de Peyton Manning.
O derradeiro jogo da época na NFL contará com a presença de 22 mil pessoas, 7.500 das quais profissionais de saúde já vacinados contra a covid-19.