40.º aniversário do Rancho Folclórico ‘Sonhos de Portugal’ da Associação Cultural Portuguesa
O Rancho Folclórico ‘Sonhos de Portugal’, da Associação Cultural Portuguesa de Kearny, no estado de New Jersey, comemorou sábado a passagem do seu 40.o aniversário de existência. A efeméride levou 270 pessoas ao salão nobre do Sport Club Português de Newark, que serviu de palco para o convívio.
“Trata-se de um grande marco para todos nós”, nota o director António Cardoso, natural de Vale, Arcos de Valdevez, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “A bem dizer, quando, a pedido do meu pai, me juntei ao rancho, nunca pensei que, quatro décadas depois, ainda aqui estaria – e estou com muito gosto.”
O grupo folclórico, que tem Anthony Santos como ensaiador, congrega agora cerca de 40 elementos de várias faixas etárias e conta também com uma componente infantil, o apropriadamente chamado ‘Os Sonhos Continuam’, continuando a apostar num repertório basicamente centrado no Alto Minho. Abrilhantaram o evento o presidente da A.C.P., Henriques Chaves, o ‘mayor’ de Kearny, Alberto Santos, a vereadora Marytrine de Castro, do Bairro 1, e representações do R. F. ‘Camponeses do Minho’ (Sport Club Português), ‘Dança na Eira’ (Fundação Bernardino Coutinho) e do R. F. da Casa do Minho.
Durante a noite, o ‘mayor’ Alberto Santos fez a entrega de uma placa alusiva o 40.º aniversário, sublinhando a importância de se preservar a cultura lusa em Kearny.
Depois de ter aberto a noite com uma actuação de aplaudir, um grupo de jovens do ‘Os Sonhos Continuam’ receberam o ‘passaporte’ para a componente adulta do rancho.
Após a actuação do rancho adulto, fez-se o corte do bolo de aniversário e a tradicional fotografia de família. Para a posteridade.