Portugal

GUARDA – Furto e posse de arma proibida

A PSP da Guarda deteve em flagrante delito um homem, com 55 anos, por suspeita de furto qualificado e posse de arma proibida. O homem foi detido por elementos da Esquadra de Investigação Criminal (EIC), no âmbito de vários inquéritos por furtos em residência, estaleiros de obras e de metais não preciosos. A PSP informa em comunicado que realizou buscas domiciliárias ao suspeito, tendo encontrado e apreendido material alegadamente furtado e diversas munições.

O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações diárias na PSP, bem como a proibição de contactos com as vítimas e testemunhas.

SINTRA –  Limpeza do rio Jamor

A Câmara de Sintra organiza a limpeza das margens do rio Jamor aberta a toda a comunidade, para proteger a biodiversidade nos cursos de água e alertar para o impacto do lixo no espaço público.

Em comunicado, a autarquia, liderada por Basílio Horta (PS), diz que a limpeza vai decorrer na zona do Parque Urbano Felício Loureiro, em Queluz, e é organizado em parceria com o Grupo Comunitário do Pendão e com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra no âmbito do Projecto Bairros Saudáveis.

A autarquia ressalva ainda que o Rio Jamor “ostenta um peixe único no mundo”, a boga-portuguesa, uma “espécie endémica do território português, que se encontra em perigo crítico de extinção”, além de outras duas espécies de água doce  como o escalo-do-sul e a verdemã.

OEIRAS – Violência doméstica

A PSP deteve, no Dafundo, concelho de Oeiras, um homem por violência doméstica contra a filha e a companheira, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva, anunciou a polícia local.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP disse que se dirigiram à residência do homem por causa de uma queixa de “gritos e barulhos”, tendo verificado que existia “sangue no chão da entrada” e que a vítima, alvo de “vários murros e pontapés”, “encontrava-se a estancar uma hemorragia na testa”. Na residência encontrava-se também a sua filha menor. O suspeito, já com antecedentes criminais, foi interceptado pelos polícias após ter tentado escapar e, dada a sua “resistência activa e agressividade”, os agentes recorreram à utilização de gás pimenta para o algemar e transportar para a esquadra.

Leiria – Ronda Leiria Poetry Festival

O Ronda Leiria Poetry Festival está de regresso ao formato presencial a partir de dia 22 para celebrar nas ruas e em outros espaços públicos o tema “Poesia é liberdade”, com programação que cruza a aventura da palavra com outras artes. Assinalando o aniversário do 25 de Abril, a 4º edição do festival desenvolve-se por 4 dias recheados de poesia, música, dança e teatro, em propostas que chegam a Leiria em forma de declamação, conversas, mesas-redondas, concertos, apresentações, iniciativas comunitárias e acções de rua.

A marroquina Iman Kandoussi mostra música árabe-andalusí e em palco soma-se à poética bossa nova do Quarteto do Rio a orquestração da Filarmonia das Beiras.