KARATÉ: Sara Leal conquista bronze na Premier League

Sara Leal venceu, domingo, a medalha de bronze em ‘kumite’ -50kg ao derrotar a cipriota Irene Kontou na Premier League de Karaté, que decorre em Matosinhos, enquanto Tiago Duarte perdeu perante o norte-americano Thomas Scott, na categoria -75kg.

A estratégia para a conquista da primeira medalha internacional de Sara Leal passou por “controlar o combate” e a adaptação à adversária, número 33 do ‘ranking’, Irene Kontou, conseguindo segurar o resultado de 3-0 até ao final.

No caminho até ao bronze, Sara Leal triunfou sobre Maria Depta e Erminia Perfetto na fase de grupos, tendo saído derrotada nos ‘quartos’ pela número um do ‘ranking’ mundial, Serap Oz-celik, num combate renhido (2-0). A turca que acabaria por passar à final, abrindo assim a porta à repescagem da portuguesa.

Por outro lado, Tiago Duarte, de 19 anos, perdeu por 4-0 diante do experiente norte-americano Thomas Scott, de 32 anos e número seis do ‘ranking’, mas, apesar de falhar a medalha, salientou o “orgulho” de competir numa prova como a Premier League.

O karateca português reflectiu ainda sobre a sua prestação desde sexta-feira, na qual ultrapassou o grupo composto por Youcef Boukhecheba, Tuomas Inkeroi-nen e Hasan Masarweh, nos quartos-de-final venceu o azeri Beybarys Zhangbyr, acabando por ‘cair’ nas ‘meias’ perante o azeri Farid Aghayev.

A competição apresentou um novo modelo competitivo, o ‘round robin’, em que os atletas estiveram distribuídos por grupos de quatro elementos que combateram entre si e em que o primeiro classificado passou para os quartos de final.