Bênção especial juntou paroquianos e amigos dos animais. São Francisco de Assis também foi lembrado.

A igreja de Holy Cross em Harrison celebrou no passado dia 4 de Outubro a tradicional festa de São Francisco de Assis, onde a bênção dos animais, foi um dos momentos altos.

A tradição manteve-se e depois da homília, os residentes com as suas mascotes deslocaram-se à entrada da Igreja, onde o padre João Carlos Sousa procedeu à cerimónia e referiu, “esta celebração é já uma tradição em Harrison e uma vez mais e com as devidas precauções celebrámos São Francisco de Assis e como  sempre os animais estiveram no centro das atenções, foi bonito ver os animais e principalmente muitas crianças na nossa Igreja, num bonito momento”.

A bênção de animais pode ser tanto do animal quanto da relação homem-animal, e pode se aplicar a animais de estimação e outros animais de companhia, ou a animais agrícolas e animais de trabalho e outros dos quais os humanos dependem ou com os quais interagem.

O respeito secular pelos animais também é exemplificado nas celebrações do Dia Mundial dos Animais, um dia internacional de acção pelos direitos e bem-estar dos animais celebrado anualmente no dia 4 de Outubro, dia da festa de Francisco de Assis, um santo padroeiro dos animais.

A comunidade portuguesa de Harrison tem uma participação activa na vida da paróquia de Holy Cross, nomeadamente devido à acção da Sociedade Nossa Senhora de Fátima, fundada em 1982 quando começaram também os serviços litúrgicos em Português e tem desempenhado um papel activo em acções de melhoramentos  e angariação de fundos para a restauração da igreja.