Bom-dia com o Luso-Americano. Veja aqui os tópicos do dia.

Comunidade

  • Residentes de Newark indocumentados já podem fazer o teste de COVID-19. A partir de ontem, 27 de Maio, no centro de testes da Ann St. School, residentes indocumentados podem aí aplicar para o cartão de identificação municipal e assim puderem fazer o teste. Um dos requerimentos é a comprovação de residência. Residentes nessa devem apresentar uma facturas comprovativa da sua residência na cidade e um documento de identificação dos seu país de origem. Os casos em Newark ultrapassam os 7 mil e o código postal 07105 é um dos mais afectados.
  • Estes fim-de-semana realizaram-se múltiplas campanhas de apoio aos mãos necessitados no Ironbound. Casa do Ribatejo, Casa do Minho e Barcuense em colaboração com a União dos Clubes e a cidade de Newark estarão na linha da frente.
  • Mais de 100 proprietários de lojas não essenciais submeteram o seu plano para reabertura em Newark, em menos de 48 horas desde que a cidade disponibilizou a aplicação.

EUA

  • O número de mortes confirmadas por vírus nos EUA ultrapassou os 100.000. Os Estados Unidos tiveram 28% das mortes globais, apesar de terem apenas 4% da população mundial.
  • Igrejas reabrem na Califórnia sobre fortes medidas de segurança em relação ao COVID-19. Em New Jersey essa abertura também está para breve. Para já cemitérios vão abrir mais tempo e funerais podem ter até 25 pessoas, em vez das 10 anteriormente estipuladas.
  • Pacientes no México estão a morrer de negligência e erros facilmente evitáveis ​​causados ​​pelo sistema hospitalar do país.
  • O Walt Disney World planeia reabrir em meados de julho, com máscaras obrigatórias para os visitantes – e sem abraçar o Mickey Mouse.
  • As acções subiram ontem e o S&P 500 agora está mais de 35% acima da mínima de Março.
  • Por causa do mau tempo, a SpaceX adiou o lançamento até sábado.
  • Os primeiros pareceres científicos pareciam incentivar as pessoas a tratar o contato superficial com a máxima seriedade. Mais recentemente, pesquisas sugeriram que poucas pessoas podem ficar contagiadas com o vírus dessa maneira. O principal mecanismo de transmissão parece estar no contacto próximo com alguém que tem o vírus. Recentemente, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças tentou esclarecer  o assunto: “Pode ser possível que uma pessoa possa ficar contagiada com o Covid-19 quando toca uma superfície ou objeto que contenha o vírus e, em seguida, toque a sua própria boca, nariz ou olhos, mas não se acredita que essa seja a principal maneira de o vírus se espalhar. ”
  • O secretário de Estado Mike Pompeo disse ontem ao Congresso que Hong Kong já não é autónomo em relação à China. “Agora está claro que a China está a modelar Hong Kong depois de si mesma”, disse Pompeo, o que pode ter graves consequências para o relacionamento econômico de Hong Kong com os EUA.
  • O desemprego nos EUA em jovens dos 16 aos 19 anos atingiu 32% em Abril, o mais alto desde pelo menos 1948, segundo o Bureau of Labor Statistics. Globalmente, mais de um sexto dos jovens trabalhadores deixaram de trabalhar durante a pandemia, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Um novo relatório da OIT divulgado ontem referiu que 305 milhões de empregos em período integral foram perdidos no segundo trimestre de 2020.
  • O presidente Trump ameaçou ontem de manhã “regulamentar fortemente” ou fechar as plataformas sociais depois que o Twitter referir que dois de seus tweets foram enganosos. O governo Trump está a preparar uma ordem executiva para reduzir a protecção às redes sociais.
  • A Boeing anunciou o despedimento de mais de 12.000 empregados.

Portugal

  • Portugal regista hoje 1.369 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na quarta-feira, e 31.596 infetados, mais 304, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que “a fotografia” da evolução da pandemia no país é favorável, mas admitiu preocupação com a situação na região de Lisboa, onde cresce o número de infetados.
  • O deputado Ricardo Batista Leite adiantou hoje que o Governo vai estudar a possibilidade de adiar, na região de Lisboa e Vale do Tejo, a aplicação de algumas das medidas previstas no âmbito da terceira fase de desconfinamento.
  • Nove dos arguidos pela invasão à Academia do Sporting, em Alcochete, foram condenados a prisão efetiva e 29 a penas suspensas, por crimes de ameaça agravada e ofensa à integridade física. Bruno de Carvalho e Mustafá foram ilibados.