Candidatos luso-americanos 100% vitoriosos em New Jersey

Os candidatos luso-americanos fizeram o pleno em New Jersey vencendo de forma convincente todas as contendas onde estavam envolvidos.

Em South River Julie Meira regressa ao concelho municipal da cidade, depois de ter perdido o seu lugar nas últimas eleições. Curiosamente vai ocupar o lugar de outra luso-americana Adelina Caldeira, que decidiu não se recandidatar.

 Meira conseguiu 1,416 votos  que corresponderam a 28.03 % dos votos e foi a candidata mais votada de um total de 4 candidatos. Shawn Haussermann vai acompanhar Meira como novo membro do concelho municipal, foi o segundo candidato mais votado. James Gurchensky e David Rein não conseguiram ser eleitos.

Na mesma cidade Elizabeth DaSilva Lell conseguiu 1,836 votos, correspondentes a 40.84% dos votos e foi também a candidata mais votada. John Budzin ficou em segundo lugar e David Roshetar em terceiro.

Em Elizabeth, Manny Grova, sem oposição continua a ser o político luso-americano mais representativo e vai continuar como vereador-geral da cidade.

Grova foi o candidato mais votado dos três que se apresentaram a sufrágio para três posições, conseguiu 10,122. Patricia Perkins Auguste conseguiu 10,008 votos e Frank Cuesta 10,074.

Maria Carvalho, foi também a candidata mais votada na corrida ao concelho escolar, onde havia 6 candidatos para três posições. Carvalho conseguiu 7,590 correspondentes a 24.94% dos votos e vai ser acompanhada em novo mandato por Jerry Jacobs e Rosa Moreno Ortega. Janice Figueroa, Natalie Hernandez, Danielle Fienberg foram os candidatos derrotados.

Estes resultados são ainda provisórios, já que continuam a ser contados votos. Os resultados oficiais devem ser publicados no dia 20 de Novembro, devido ao voto por correio.

Manny Grova, é um nome que dispensa apresentações, e que se apresentou ao eleitorado sem oposição. Eleito pela primeira vez em 1994, tomou posse como vereador do Primeiro bairro na cidade de Elizabeth, no dia 1 de Janeiro de 1995. Eleito sucessivamente, Grova  aceitou em 2012 o convite para concorrer como vereador geral da cidade, onde desempenha a profissão de advogado. Concorreu e ganhou e é hoje reconhecido como uma das vozes mais importantes na vida política da cidade onde cresceu e se fez homem. Manny Grova desde jovem desempenhou cargos de relevo, quer como treinador na saudosa escola Saint Patrick, na área portuária de Elizabeth, quer também como treinador nas camadas jovens do Elizabeth Youth Soccer Club.

O seu envolvimento comunitário é por demais conhecido, quer no PISC- Portuguese Instructive Social Club, quer na Igreja Nossa Senhora de Fátima, também na cidade de Elizabeth.

Julie Meira, já foi vereadora em 2017, depois perdeu as eleições, e agora conseguiu regressar ao concelho municipal de forma convincente. Julie Meira tem raízes no Alentejo e nasceu já nos Estados Unidos, mas refere, “Portugal está sempre presente no meu pensamento, sou casada com um português e falamos português em casa, mantemos os valores e quero incutir também nos meus filhos essa vontade de fazer mais e melhor e sermos activos na nossa comunidade, na nossa cidade. Vivemos uma época muito importante e temos que manter essa presença sempre, pois assim podemos também atingir objectivos”.

Como objectivos primordiais a agora vereadora quer ser uma voz activa e fazer valer os direitos dos residentes da cidade.

Questões relacionadas com a qualidade e custo da água na cidade e a comunicação serão alguns dos seus pontos de batalha sempre com os residentes em mente.

Maria Carvalho, é um nome que dispensa apresentações na cidade de Elizabeth. Bastante activa na comunidade portuguesa, Carvalho tem tido um papel decisivo no concelho escolar de Elizabeth, ao qual presidiu em 2018 e para o qual foi agora re-eleita para novo mandato.

Natural de Lisboa, Maria Carvalho veio para os Estados Unidos e Elizabeth foi sempre a sua casa e onde desde sempre foi uma voz activa, não só nos meandros da educação, mas também como líder no Elizabeth Youth Soccer Club, onde desempenhou vários cargos, incluindo o de presidente.

Maria Carvalho foi um produto das escolas de Elizabeth e sabe bem das necessidades de um distrito que tem nos últimos anos crescido em qualidade, “temos trabalhado sempre para colocar os nossos jovens e estudantes sempre primeiro, temos trabalhado como equipa e por isso vamos continua a trabalhar para que as nossas crianças continuem a ser a nossa prioridade”.

Elizabeth DaSilva Lell  foi membro do  concelho escolar da cidade onde  terminou o mandato de uma outra representante e agora conseguiu a eleição por voto popular,   tendo sido mesmo a candidata mais votada.

Elizabeth DaSilva Lell tem origens no norte de Portugal, em Canidelo no Porto e em Albergaria-a-Velha. “Nasci aqui mas sempre estive muito perto de Portugal e das nossas raízes, tradições e cultura, aprendi com os meus pais valores muito importantes que quero transmitir, não só aos meus filhos mas também a todas as crianças e professores  com que vou trabalhar, somente assim podemos, juntos conseguir resultados que passam por um melhor ensino para todos, e um modelo capaz de corresponder a todas as expectativas”.

Educadora, vai agora continuar a dedicar o seu trabalho a uma causa em que muito acredita, a educação.