CHEFE LUSO-AMERICANO REGRESSA À CENA GASTRONÓMICA COM NOVO RESTAURANTE EM MANHATTAN

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O chefe luso-descendente George Mendes, que nasceu em Danbury, CT, filho de emigrantes portugueses de Ferreirós do Dão, Beira Alta, está de regresso à cena gastronómica nova-iorquina.

Depois de ter encerrado o seu bem sucedido ‘Aldea’ ainda antes da pandemia, onde durante vários anos elevou a gastronomia portuguesa a um patamar mais alto (conquistando mesmo uma estrela ‘Michelin’), o chefe está agora à frente da cozinha do ‘Veranda’ – localizado no 2.º andar de um edifício na Grand Street, na confluência dos bairros de SoHo e TriBeCa.

O novo projecto de restauração é uma parceria entre Mendes (que surge como chefe-executivo e sócio), o ‘restaurateur’ David Rabin, a especialista em catering e eventos Abigail Kirsch, o mixologista Johnny Swet e o ‘sommelier; Lee Campbell.

Mendes, que abriu o seu primeiro restaurante em 2009, o ‘Aldea’, formou-se pelo conceituado Culinary Institute of America e trabalhou com aquele que considera o seu mentor, o chefe David Bouley, tendo ainda passado pela cozinha do mítico Alain Passard. Em 2015 pôs uma cervejaria ao estilo português no coração de Manhattan, ‘Lúpulo’, que fecharia dois anos depois; é ainda autor de um livro de culinária inspirado nas suas raízes, ‘My Portugal: Recipes & Stories’ – com a chancela da ‘Abrams’.

À semelhança do que sucedeu nos seus outros restaurantes, imprime ao ‘Veranda’ alguns toques de lusofonia; no menu, pode-se escolher um caril de camarão à portuguesa (com influências de Goa), frango com piri-piri (à moda de uma tia sua portuguesa), pastéis de nata e malassadas.

A carta de vinhos dá como opção um ‘Luís Sebra’ de 2018 (a $18 o copo…) ou um Porto ‘Niepoort’ de 2019. E há cerveja ‘Super Bock’.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *