CORONAVÍRUS: CANCELADOS EVENTOS EM COMUNIDADES PORTUGUESAS DE PELO MENOS 7 ESTADOS NORTE-AMERICANOS

254

A situação de pandemia que o coronavírus provocou em todo o mundo, e que também se faz sentir nos Estados Unidos, não poupou as comunidades luso-americanas. Segundo pôde apurar o jornal LUSO-AMERICANO, há eventos cancelados em pelo menos 6 estados do país.

Eis alguns dos eventos cancelados ou adiados:

NOVA IORQUE

• Em Farmingville, a direcção do Portuguese-American Center of Suffolk de Farmingville decidiu cancelar a festa do 40.º aniversário da Escola ‘Antero de Figueiredo’, que teria lugar hoje, 14 – a realizar-se “quando houver condições. Não foi uma decisão tomada de ânimo leve”, lê-se ainda no comunidade tornado público pela direcção do PACS. “Sabemos que o coronavírus nos vai afectar financeiramente, mas cá estaremos para fazer as decisões que terão de ser feitas, para poupar a saúde e bem-estar da nossa comunidade.”

NOVA IORQUE

• Em Brentwood, está cancelado o espectáculo de 28 de Março de Cláudia Martins & Minhotos Marotos que iria ter ligar no Long Island Portuguese-American Club.

NOVA IORQUE

• Em Mineola, o Rancho Folclórico ‘Sonhos e Juventude de Portugal’ cancelou a festa do seu 35.º aniversário, que iria decorrer a 28 de Março no Centro Português local.

NEW JERSEY

• O Sport Club Português de Newark decidiu encerrar as instalações da Escola Luís de Camões tanto naquela cidade como em Warren; cancelar os ensaios do Rancho Folclórico ‘Camponses do Minho’ e do grupo de bombos ‘Os Tugas’ até ordem em contrário.

• A agremiação decidiu ainda cancelar “todos os eventos agendados nas nossas instalações (…) para datas futuramente a anunciar, tendo em vista o bem-estar de todos nós.” Informa ainda que, “até novas directrizes, apenas o nosso Bar continuará em funcionamento e aberto à comunidade.”

NEW JERSEY

• Em Newark, o Rancho Folclórico ‘Barcuense’ cancelou tanto a Noite das gaitas de ontem, 13, como a festa do seu aniversário, que seria hoje, 14, com a conhecida tocadora de concertina de Portugal Cristiana Sá.

CONNECTICUT

• Na Igreja Nossa Senhora de Fátima de Hartford, vão ser suspensas todas as actividades já a partir de amanhã, dia 15 de Março. Uma nota da paróquia diz esperar voltar à normalidade “em duas semanas”, muito embora esteja tudo dependente da evolução da situação de saúde pública que se está a atravessar.

CONNECTICUT

• Em Waterbury, está cancelado o espectáculo de 27 de Março de Cláudia Martins & Minhotos Marotos que iria ter ligar no Clube Português local.

PENSILVÂNIA

• No Clube Português de Bethlehem, está cancelada a festa da Matança do Porco, programada para dia 21.

MASSACHUSETTS

•Os organizadores dos International Portuguese Music Awards cancelaram o espectáculo de atribuição de prémios, que estava marcado para 25 de Abril em New Bedford, com apresentação a cargo da actriz Daniela Ruah. Deverá ser feita uma entrega virtual dos prémios aos nomeados já anunciados “num futuro próximo.”

MASSACHUSETTS

• Em Milford, a festa de lançamento do disco que assinala os 35 anos do cantor Maurício Morais, que teria lugar hoje, dia 14, no Clube Português de Instrução e Recreio, foi cancelada. De acordo com o artista, o evento estava “esgotado.”

MASSACHUSETTS

• Em Danvers, é cancelada a gala do 30.º aniversário da organização Portuguese-Americans for Higher Education.

MASSACHUSETTS

• Em Ludlow, Massachusetts, o Grémio ‘Lusitano’ cancelou a Festa Transmontana que anualmente realiza – programada para acontecer dia 28 de Março.

MASSACHUSETTS

• Também cancelada, está a festa do 21.º amniversário da Grandes Festa do Concelho de Praia da Vitória, que teria lugar a 18 de Abril na Irmandade do DES em Lowell.

FLÓRIDA

• Em St. Petersburg, está cancelado o ‘Baile da Primavera’ que teria lugar hoje, 14, no salão nobre da Portuguese-American Suncoast Association.

CALIFÓRNIA

• Em Fresno, o Portuguese Beyond Borders Institute cancelou o evento ‘Filaments of the Atlantic Heritage’, que teria lugar dia 25 de Abril na California State University.